Topo

Cidade na Islândia usa faixa de pedestres em 3D para fazer motoristas reduzirem a velocidade

Colaboração para o UOL

28/09/2017 12h11

A pequena cidade pesqueira de Ísafjörður, que tem cerca de 4 mil habitantes e fica na região noroeste da Islândia, vem atraindo atenção depois de se tornar a primeira do país a adotar uma faixa de pedestres em 3D.

De acordo com Gautur Ívar Halldórsson, CEO da Vegamálun, empresa que está por trás desta peculiar pintura realizada na parte central da cidade, o objetivo é reduzir a velocidade do tráfego.

"Uma passagem de pedestres como essa faz parecer que tem algo bloqueando a estrada", disse Gautur ao jornal local Vísir, ressaltando que considera o limite de 30 km/h muito alto para as ruas estreitas da parte antiga da cidade.

Gautur acredita que o efeito ótico que faz as linhas parecerem mais altas levará os motoristas a diminuir automaticamente a velocidade de seus carros. Ele diz que a ação foi inspirada em Nova Déli, a capital da Índia, pioneira no uso das faixas em 3D.

A empresa Vegamálun foi acionada pelo comissário ambiental de Ísafjörður, Ralf Trylla, que tomou conhecimento destas faixas de pedestres ao pesquisar novas maneiras de diminuir a velocidade do tráfego.

De acordo com o Vísir, foram necessárias poucas semanas para Ralf conseguir todas as licenças necessárias com as autoridades de segurança e de transporte da cidade. Enquanto isso, ele e Gautur já foram desenvolvendo a ideia e estudando os efeitos 3D.

O conselho municipal não decidiu se mais faixas como estas serão pintadas em Ísafjörður, mas não descarta aumentar se a experiência se mostrar bem-sucedida. Além da Índia e agora da Islândia, Rússia e China são outros países que já testaram a iniciativa.