Desabamento de mezanino na Bolsa de Valores da Jacarta deixa dezenas de feridos

Do UOL, em São Paulo

O desabamento de um mezanino no prédio da Bolsa de Valores de Jacarta nesta segunda-feira (15) feriu pelo menos 75 pessoas, segundo informou a instituição. Não houve mortos, e a polícia afirma que a causa foi acidental.

O acidente provocou pânico no bairro financeiro da capital indonésia.

Um vídeo de câmeras de segurança mostra diversas pessoas reunidas no mezanino quando a estrutura desaba. As emissoras locais mostraram uma multidão gritando e correndo, enquanto a polícia evacuou a área em meio a uma montanha de escombros.

AP

Segundo a polícia, a maioria dos feridos tem lesões nas extremidades. Eles foram levados a hospitais. "O acidente aconteceu no primeiro andar, por onde passam muitos funcionários", afirmou Argo Yuwono, porta-voz da polícia de Jacarta.

O acidente aconteceu no início da tarde (3h, horário de Brasília), coincidindo com a hora do almoço. "Houve um grande estrondo, e as pessoas que estavam do lado de dentro correram para fora", contou a jornalista da Metro TV Marlia  Zein, que estava no local na hora do acidente.

Cerca de 100 policiais e membros das equipes de emergência foram enviados para a região, no bairro financeiro, causando engarrafamentos de várias horas.

AP
Feridos recebem atendimento após o desabamento

Apesar do caos, o porta-voz da Bolsa, Rheza  Andhika, disse que as atividades financeiras seguiriam à tarde no pregão. Pouco depois do desabamento, às 14h (5h, horário de Brasília), o prédio foi reaberto, e os funcionários começaram a voltar para seus escritórios.

A Bolsa indonésia fica no centro de Jacarta, em um edifício que também abriga o escritório local do Banco Mundial, em seu 12º andar.

Em 2000, a Bolsa foi alvo de um atentado. A explosão de um carro velho cheio de explosivos deixou dez mortos e vários feridos. Desde então, os controles de segurança foram reforçados.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos