Topo

Cilindro de ar, máscara e roupa de mergulho: como os garotos saíram da caverna na Tailândia

Do UOL

Em São Paulo*

10/07/2018 10h18

O governo tailandês não divulgou detalhes da operação de resgate que finalizou, nesta terça-feira (10), a retirada de 12 garotos e um adulto presos há mais de duas semanas em uma caverna na Tailândia.

Mas relatos colhidos pela imprensa local, além de testemunhos de correspondentes perto da caverna, dão uma ideia de como foi realizada a bem-sucedida operação de resgate dos "Javalis Selvagens" - o time de futebol amador juvenil preso na caverna Tham  Luang:

A operação envolveu cordas e cilindros de ar. Isso porque em alguns pontos não era possível caminhar. Apesar de o nível das chuvas ter diminuído e do trabalho de drenagem realizado, em alguns pontos, os garotos precisaram engatinhar, rastejar e até mergulhar embaixo d'água.

  1. Mergulhadores tailandeses e estrangeiros foram até o ponto da caverna onde os garotos estavam - a mais de 3 quilômetros da entrada. Levavam consigo mais de um tubo de ar - suficientes para que duas pessoas respirassem
  2. Fizeram o caminho de volta trazendo um menino por vez. Alguns relatos dizem que até dois mergulhadores podem ter sido usados para cada pessoa resgatada, mas essa não é uma informação confirmada
  3. Os mergulhadores atuaram como "guias" dos garotos, caminhando à frente de cada um deles. Os meninos estavam atados aos mergulhadores com corda. 
  4. Foi necessário caminhar, engatinhar e até rastejar-se dentro d'água. Por isso, os garotos utilizaram roupas para mergulho e máscara que cobria todo o rosto.

Herói

Apesar de todos os garotos e o técnico terem sido resgatados com vida e conscientes, a operação de resgate deixa, como saldo negativo, a morte de um mergulhador na última semana.

Saman Kunan, 38, sargento da reserva da marinha tailandesa e ex-mergulhador, morreu após levar tubos de ar para os garotos presos na caverna. Com a tragédia, o mergulhador ganhou o status de herói nacional na Tailândia.



*Com agências internacionais