Topo

Esse conteúdo é antigo

Morre menino de dois anos que caiu em poço na Índia

Autoridades da Índia tentaram resgatar o menino Sujith Wilson, preso em um poço desde a última sexta-feira - reprodução/ANI
Autoridades da Índia tentaram resgatar o menino Sujith Wilson, preso em um poço desde a última sexta-feira Imagem: reprodução/ANI

Do UOL, em São Paulo

29/10/2019 09h39

Morreu o menino de dois anos que ficou preso em um poço no estado de Tamil Nadu, na Índia, na sexta-feira (25), e cuja tentativa de resgate mobilizou equipes de salvamento do país. As autoridades confirmaram a informação na manhã desta terça-feira, segundo informações da rede de TV norte-americana CNN.

Sujith Wilson caiu a uma profundidade de 26 metros. Seu corpo foi retirado do local horas depois do anúncio sobre sua morte.

Seus restos mortais serão cremados no final do dia, após a realização de um culto em uma igreja.

Puru Gandhi, chefe dos bombeiros da região de Tamil Nadu, disse à CNN que uma pequena câmera tinha sido levada com cabos até o menino para monitorar suas condições de saúde.

Na segunda-feira à noite, horário local, as equipes de resgate perceberam que o garoto havia morrido. Seu corpo foi recuperado do poço "em um estado de decomposição", segundo S. Sivarasu, oficial do distrito de Trichy.

A mãe de Wilson, Kala Mary, disse à CNN: "Meu filho corajoso não merece o fim fatal".

Operação durou 80 horas

A criança caiu em um poço perto de sua casa por volta de 17h45 da sexta-feira. O poço havia sido perfurado no solo para que a água fosse usada em irrigação ou para ser consumida, e foi deixado sem identificação, possivelmente por agricultores.

A tentativa de salvamento durou cerca de 80 horas, com bombeamento de oxigênio para dentro do poço e com a perfuração de outro poço, em paralelo. As equipes de resgate conseguiram cavar até 13,7 metros, mas foram atrasadas pelo mau tempo e dificuldades no subsolo.

"Tivemos que interromper o trabalho várias vezes, por breves períodos, (...) devido às chuvas", disse T. Shanthi, oficial de Tamil Nadu. Ela afirmou que uma lâmina usada na perfuração foi danificada quando atingiu a rocha, retardando a operação.

Imagens mostravam Wilson preso no poço lamacento, com os braços presos acima da cabeça. Na noite de segunda-feira, foi concluído que a criança não estava mais viva.

O incidente provocou pedidos de sanções mais duras para os poços abertos.

Sivarasu disse que os cidadãos devem estar cientes dos perigos dos poços abertos. "As regras são rigorosas", disse ela. "Mas há um lapso na implementação. A administração do distrito vai fazer uma conscientização sobre isso."