Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa é visto pela 1º vez em 4 dias e diz que não irá a retiro por resfriado

Papa Francisco em missa no Vaticano após ter interrompido a agenda por três dias consecutivos  - 01.mar.2020 - Filippo Monteforte/AFP/Folhapress
Papa Francisco em missa no Vaticano após ter interrompido a agenda por três dias consecutivos Imagem: 01.mar.2020 - Filippo Monteforte/AFP/Folhapress

Do UOL, em São Paulo, com Reuters

01/03/2020 08h56Atualizada em 01/03/2020 17h40

O papa Francisco fez hoje sua primeira aparição pública, após quatro dias. Segundo o Vaticano, ele teve "leve indisposição", o que o forçou a cancelar algumas audiências e atividades.

O líder católico romano, de 83 anos, apareceu na janela do Palácio Apostólico do Vaticano para se dirigir a milhares de pessoas na Praça de São Pedro para sua mensagem e bênção semanal ao domingo.

Na tarde de hoje, o Papa Francisco e os altos funcionários do Vaticano deveriam viajar para uma residência da Igreja ao sul de Roma para o retiro espiritual anual da Quaresma, que duraria uma semana.

O papa, no entanto, anunciou que não irá ao retiro por estar resfriado. "Infelizmente, um resfriado me forçará a não participar deste ano. Vou seguir as meditações daqui", disse.

Na quarta-feira de cinzas, em Roma, Francisco havia sido visto tossindo e espirrando.

Papa Francisco na Quarta-Feira de Cinzas - Alberto Pizzoli/AFP - Alberto Pizzoli/AFP
Papa Francisco na Quarta-Feira de Cinzas
Imagem: Alberto Pizzoli/AFP

Em meio ao surto de coronavírus na Itália, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, negou na sexta-feira as especulações de que o papa tivesse algo grave. "Não há evidências que levem ao diagnóstico de nada além de uma leve indisposição", disse.

A Itália está sofrendo o pior surto de coronavírus na Europa, registrando mais de 1.100 casos confirmados desde 20 de fevereiro. Pelo menos 29 pessoas morreram.

Quando tinha pouco mais de 20 anos, o papa Francisco passou por uma cirurgia em Buenos Aires para retirar uma parte do seu pulmão, depois de ser acometido por uma doença.