Trump quer militarizar fronteira com o Canadá, diz primeiro-ministro
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, confirmou hoje que o presidente americano Donald Trump quer enviar tropas para as fronteiras entre os dois países. A medida seria parte das ações de controle à pandemia do coronavírus. O premiê canadense é contrário a essa ideia.
"Canadá e os Estados Unidos têm a maior fronteira não militarizada do mundo, e é muito do nosso interesse que isso continue assim", disse Trudeau durante entrevista coletiva.
A vice-primeira-ministra, Chrystia Freeland, também expôs a posição do governo canadense sobre o tema. Ela afirmou que os ministros do gabinete e diplomatas têm trabalhado para dizer aos EUA que a militarização das fronteiras não estão nos planos e não terão apoio do Canadá.
"O Canadá é fortemente contrário a essa proposta dos EUA e nós já deixamos isso muito claro aos nossos colegas americanos", disse Freeland, acrescentando que o governo canadense foi notificado sobre a proposta da administração de Trump há dois dias.
"Nós estamos sendo muito diretos e muito firmes para expressar o ponto de vista que eu falei agora, que é o ponto de vista do Canadá: este é um passo totalmente desnecessário que veremos como um dano ao nosso relacionamento", completou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.