Topo

Esse conteúdo é antigo

Empresa de mídia interrompe impressão de jornais na Austrália

Publicações não semanais são suspensas por causa da falta de receitas de publicidade - iStock
Publicações não semanais são suspensas por causa da falta de receitas de publicidade Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

14/04/2020 09h53

Responsável por 170 jornais impressos comunitários, a Australian Community Media (ACM) vai parar de imprimir dezenas de publicações não diárias como resultado dos impactos da pandemia de coronavírus no setor publicitário do país.

Não foram divulgados os nomes ou a quantidade exata de jornais que vão ser suspensos até o final de junho ou, em alguns casos, até o fim do ano, segundo informa o The Guradian. Funcionários desses jornais serão afastados pelo mesmo período.

Os 14 jornais diários do grupo, como "The Canberra Times" e "Newcastle Herald", continuarão suas produções, juntamente com as principais publicações agrícolas da empresa.

"Por razões fora do nosso controle, não podemos sustentar o mesmo nível de trabalho útil ou custos avançando", disse Antony Catalano, CEO da ACM. A decisão foi tomada por conta dos efeitos da pandemia na economia australiana, que impactou o setor de publicidade, de onde vinha as principais receitas dos jornais.

O governo australiano disse que vai lançar um pacote de ajuda ao setor midiático nesta semana. Além dos jornais regionais, grandes veículos como News Corp Austrália, a Seven West Media, a Ten Network e a Nine Entertainment.

O ministro das Comunicações, Paul Fletcher, disse que está em "estreita colaboração com o setor de mídia para entender melhor os impactos que estão enfrentando" para anunciar uma medida de ajuda.