França proíbe polícia de usar estrangulamento como técnica de detenção
A polícia da França não poderá mais usar o estrangulamento para prender pessoas. A informação foi publicada pelo ministro do Interior do país, Christophe Castaner.
De acordo com ele, o uso do estrangulamento, descrito por Castaner como pressionar o pescoço ou a garganta de um indivíduo enquanto o mantinha no chão - o mesmo método usado em George Floyd -, era um "método perigoso" e não será mais ensinado no treinamento policial.
No mês passado, Floyd, que era um segurança negro, foi morto por um policial branco nos Estados Unidos enquanto estava detido. O policial pressionou o joelho contra o pescoço de Floyd, que ficou inconsciente e morreu.
"Eu ouço as críticas, ouço um poderoso grito contra o ódio", disse Castaner, referindo-se aos protestos do "Black Lives Matter" ("Vidas Negras Importam", em inglês) que ocorreram em várias grandes cidades francesas na semana passada.
O ministro francês anunciou ainda que os policiais deverão usar câmeras corporais, especialmente durante as prisões, e enfatizou a obrigação dos policiais de exibirem seus números de identificação (RIO). Ainda segundo Castaner, os policiais também terão que fazer treinamento anual obrigatório.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.