Topo

Esse conteúdo é antigo

Doente? Trump explica caminhada lenta para descer rampa: "Escorregadia"

Após discurso, Trump desce rampa lentamente  - Reprodução
Após discurso, Trump desce rampa lentamente Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

14/06/2020 11h20

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi ao Twitter explicar a repercussão de um vídeo em que ele desce lentamente uma rampa após discursar na Academia Militar Americana de West Point na tarde de ontem.

A cena gerou nas redes sociais especulações sobre a saúde do presidente norte-americano, reforçadas por outro vídeo, gravado no mesmo local, em que ele usa uma das mãos para empurrar a outra a fim de conseguir levar um copo de água à boca.

As especulações são de que Trump —que acaba de completar 74 anos, e é a pessoa mais velha a assumir a presidência do país— esteja doente.

Bandy Lee, psiquiatra de Yale e editor do livro "The Dangerous Case of Donald Trump" (O perigoso caso de Donald Trump, em tradução literal), escreveu no Twitter que "este é um sinal neurológico persistente que, combinado com outros, seria preocupante o suficiente para exigir uma varredura do cérebro".

Aparentemente abalado pela cobertura, Trump foi ao Twitter no final do sábado para se explicar.

"A rampa ... era muito longa e íngreme, não tinha corrimão e, o mais importante, era muito escorregadia", escreveu. "A última coisa que eu faria era 'cair' para que as fake news se divertissem."

Trump garante que está em perfeito estado de saúde. A Casa Branca até divulgou recentemente um relatório anual em que assegura a boa forma do presidente.