Topo

Esse conteúdo é antigo

Irmã de Kim Jong Un é 'segunda no comando', conclui comitê da Coreia do Sul

Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong Un - Getty Images
Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong Un Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/08/2020 10h49Atualizada em 28/08/2020 21h21

A agência de inteligência da Coreia do Sul acredita que Kim Yo Jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong Un, é a "segunda no comando" do país. Ainda assim, ela não teria sido necessariamente designada como sua sucessora. As informações são da Reuters.

Ha Tae-keung, integrante do partido de oposição no comitê de inteligência do parlamento, afirmou que Yo Jong estava ajudando a administrar o regime com a autoridade de seu irmão.

"O resultado final é que Kim Jong Un ainda detém o poder absoluto, mas entregou um pouco mais de sua autoridade em comparação com o passado", disse Ha.

"Kim Yo Jong é a segunda no comando de fato", acrescentou.

Yo Jong é apontada como uma das parentes mais próximas de Jong Un e esteve ao lado do líder norte-coreano em momentos importantes, como nas reuniões com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizadas em 2018 e 2019.

Ela tem cerca de 30 anos. Sua idade, assim como a do seu irmão, não é confirmada pelo regime da Coreia do Norte.

Kim Yo Jong foi nomeada como integrante suplente do conselho dos trabalhadores norte-coreanos no início de junho deste ano.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do infomado no título, a irmã de Kim Jong Un é 'segunda no comando', e não a irmã de Kim Yo Jong. A informação foi corrigida.