Topo

Esse conteúdo é antigo

Relatório indica vulnerabilidade de instalação nuclear na Coreia do Norte

Imagem de satélite sugere vulnerabilidade de instalação nuclear na Coreia do Norte - Airbus Defence & Space/38 North via REUTERS
Imagem de satélite sugere vulnerabilidade de instalação nuclear na Coreia do Norte Imagem: Airbus Defence & Space/38 North via REUTERS

Do UOL, em São Paulo*

13/08/2020 09h58

Imagens de satélite sugerem que inundações recentes na Coreia do Norte podem ter danificado casas de bombas conectadas à principal instalação nuclear do país, a Yongbyon. A indicação foi feita por analistas do 38 North, um centro de estudos com sede nos EUA, e divulgada pela agência Reuters.

Segundo o relatório, imagens comerciais de satélite captadas entre 6 a 11 de agosto mostraram como os sistemas de resfriamento do reator nuclear do Yongbyon Nuclear Scientific Research Center são vulneráveis a eventos climáticos extremos.

Os reatores não estavam em operação durante enchentes recentes no país, mas segundo o relatório as imagens sugerem que um novo evento deste tipo no futuro pode forçar um desligamento da produção.

"Danos às bombas e às tubulações dentro das casas de bombas apresentam a maior vulnerabilidade aos reatores", disse o relatório. "Se os reatores estivessem operando, por exemplo, a impossibilidade de resfriá-los exigiria que fossem desligados."

A península coreana foi atingida por uma das mais longas temporadas de chuva da história recente, com enchentes e deslizamentos de terra causando danos e mortes tanto na Coreia do Sul quanto na do Norte.

Localizada na margem do rio Kuryong, cerca de 100 km (60 milhas) ao norte da capital Pyongyang, Yongbyon abriga reatores nucleares, usinas de reprocessamento de combustível e instalações de enriquecimento de urânio que se acredita serem usadas nas armas nucleares do país programa.

A mídia estatal da Coreia do Norte não mencionou nenhum dano a Yongbyon, mas relatou esta semana que líderes estiveram visitando as áreas afetadas pelas enchentes, entregando ajuda e fornecendo orientação sobre como evitar que a enchente danifique as plantações.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul se recusou a comentar o relatório, mas disse que está sempre monitorando os desenvolvimentos relacionados aos programas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte e mantendo uma estreita cooperação com o governo dos EUA.