Topo

Esse conteúdo é antigo

Duas pessoas morrem na 3ª noite de protesto antirracista em Wisconsin

Do UOL, em São Paulo*

26/08/2020 07h16

Duas pessoas morreram e uma ficou ferida depois que foram atingidas por tiros ontem em Kenosha, na terceira noite de protestos antirracistas na cidade de Wisconsin, norte dos Estados Unidos, após um homem negro ter sido baleado por policiais no último fim de semana.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram pessoas correndo pelas ruas de Kenosha quando tiros são ouvidos. Outros vídeos mostram um homem caído em uma calçada.

"O tiroteio resultou em duas mortes, e uma terceira vítima baleada, que foi levada ao hospital com ferimentos graves, mas não fatais", anunciou o Departamento de Polícia de Kenosha em um tuíte.

O tiroteio aconteceu durante a terceira noite consecutiva de protestos em Kenosha após a divulgação de um vídeo que mostra o negro Jacob Blake sendo baleado sete vezes à queima-roupa por um policial branco no domingo.

As imagens gravadas com smartphones mostram Blake, de 29 anos, perseguido por dois policiais quando pretendia entrar em seu carro, onde estavam seus três filhos.

A ação policial recordou a morte de George Floyd em maio.

Ao menos um pequeno grupo de homens brancos fortemente armados estava na cidade na noite de ontem. Eles afirmaram que pretendiam proteger as propriedades.

O New York Times informou que a polícia investiga se os tiroteios de terça-feira à noite foram motivados por "um conflito entre uma milícia que vigiava um posto de gasolina e manifestantes".

Vários civis armados estavam nas ruas de Kenosha ontem, enquanto uma reduzida presença policial foi observada perto do tribunal de justiça.

Durante os protestos também foram registrados confrontos entre a polícia e os manifestantes, que lançaram fogos de artifício contra as forças de segurança, que responderam com balas de borracha.

* Com informações da AFP e Reuters