Topo

Esse conteúdo é antigo

Monólito misterioso encontrado nos Estados Unidos desaparece

Imagem do monólito encontrado em Utah - Utah Department of Public Safety
Imagem do monólito encontrado em Utah Imagem: Utah Department of Public Safety

Do UOL, em São Paulo

29/11/2020 09h28

O monólito de metal brilhante encontrado pelas autoridades de Utah, no oeste dos Estados Unidos, desapareceu na sexta-feira à noite, segundo autoridades locais. De acordo com a agência AFP, a Agência de Administração de Terras de Utah alegou ter recebido "relatos confiáveis" de que o objeto teria sido removido por "alguém desconhecido".

"A agência não retirou a estrutura, que é considerada uma propriedade privada", afirmou o órgão federal, em comunicado. "Não investigamos crimes que envolvem propriedade privada, que são administrados pela polícia local", completou a nota.

O objeto de mais de 3,5 metros de altura, que remete filmes futuristas do cinema norte-americano, viralizou nas redes sociais. Internautas questionavam se o monólito - nome dado a objetos constituídos por um único bloco de pedra, porém este em questão, de metal - poderia ter sido instalado por alienígenas, como uma espécie de "mensagem" para a humanidade.

O agente do artista John McCracken, famoso por criar esculturas de pirâmides, cubos e placas brilhantes, confirmou que a peça pode ter sido feita pelo escultor em comunicado ao 'The New York Times'. 'Acredito que isso é definitivamente (feito) por John", disse. O monumento seria semelhante a um instalado em uma galeria de arte, mas a semelhança entre as peças ainda deixa a dúvida sobre como o monólito teria ido parar no deserto.

Na data do aparecimento, o Departamento de Segurança Pública afirmou que o objeto era ilegal, e não soube dizer a origem da instalação. Imagens de satélite exibidas pelo Google Earth mostraram que o monólito já aparecia nas imagens de satélite entre 2015 e 2016. No entanto, um porta-voz do Departamento disse ao 'The New York Times' que ele pode "estar por lá desde os anos 1940 ou 1950".