Topo

Esse conteúdo é antigo

Pai de Boris Johnson pede cidadania francesa na véspera do Brexit

23.jul.2019 - Stanley, Rachel e Jo Johnson, respectivamente, pai, irmã e irmão de Boris Johnson durante seu anúncio como novo premiê do Reino Unido - Stefan Rousseau/Pool via Reuters
23.jul.2019 - Stanley, Rachel e Jo Johnson, respectivamente, pai, irmã e irmão de Boris Johnson durante seu anúncio como novo premiê do Reino Unido Imagem: Stefan Rousseau/Pool via Reuters

Do UOL, em São Paulo*

31/12/2020 11h53

Pai do premiê britânico Boris Johnson, Stanley Johnson disse hoje que deu entrada nos trâmites para solicitar a cidadania e o passaporte franceses. A declaração acontece às vésperas da efetivação do Brexit, quando o Reino Unido formalmente deixará de fazer parte da União Europeia.

Segundo o pai de Boris Johnson, sua decisão aconteceu devido aos laços existentes entre sua família e a França. "Se entendi bem, sou francês. Minha mãe nasceu na França, a mãe dela era totalmente francesa, assim como o seu avô. Então, para mim, trata-se de recuperar algo que já tenho. E isso me deixa muito feliz", disse Johnson em entrevista à rádio RTL, segundo a Reuters.

Em 2016, Stanley Johnson fez campanha para que o Reino Unido permanecesse na União Europeia. Seu filho, por outro lado, liderou o movimento que defendia a saída do bloco.

"Eu serei sempre europeu, com certeza. Não se pode dizer ao povo britânico: 'vocês não são europeus'. Ter um vínculo com a União Europeia é importante", disse Stanley à RTL. Na entrevista, segundo a Reuters, ele fez as declarações em francês.

Stanley Johnson não é o único membro da família a tentar manter um acesso facilitado no bloco europeu. Sua filha, Rachel, já havia dito que iria pedir a nacionalidade francesa quando o Reino Unido saísse da União Europeia.

O Reino Unido deixou a União Europeia em 31 de janeiro e, desde então, vinha passando por um período de transição para a saída definitiva do bloco. Esse período se encerra às 20h (horário de Brasília) de hoje. Com isso, o Reino Unido também estará fora do mercado único e da união alfandegária do bloco.

Com a saída do Reino Unido da União Europeia, muitos europeus que vivem nas terras da rainha correram para pedir um passaporte britânico. Da mesma forma, alguns súditos de Elizabeth II que moram no bloco europeu ou que têm alguma ligação familiar com os 27 países da UE entraram com o mesmo processo para tornar suas vidas mais fáceis do ponto de vista administrativo.

*Com informações da RFI