Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem descobre síndrome alimentar rara que o deixa bêbado ao comer doces

Nick precisou entrar em uma dieta cetogênica para manter se manter sóbrio - Reprodução/Instagram
Nick precisou entrar em uma dieta cetogênica para manter se manter sóbrio Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/01/2021 10h39

Nick Carson, um auxiliar de limpeza inglês, revelou hoje que sofre de uma condição rara que transforma os carboidratos ingeridos nos alimentos em álcool. Isso significa que se ele comer uma fatia de bolo, os sintomas da doença podem deixá-lo tão bêbado ao ponto de desmaiar. A medicina sabe pouco sobre o distúrbio e na grande maioria dos casos os pacientes precisam aprender a conviver com a síndrome.

O processo de embriaguez sem ingestão de álcool ocorre em razão do supercrescimento de leveduras no intestino delgado, que acabam fermentando o carboidrato e transformando-o em etanol.

A "síndrome de fermentação intestinal" foi descoberta por Nick em uma espécie de autodiagnóstico. Ele via os sintomas da doença piorarem gradualmente, quando assistiu a um programa de saúde na televisão que tratava justamente de seu quadro clínico.

Desde então, Nick se esforça ao máximo para evitar açúcares, posto que mesmo uma pequena mordida em um alimento rico em carboidratos pode deixá-lo mal. Hoje, aos 62 anos ele carrega consigo não só a preocupação, mas também um bafômetro para poder verificar se não está bêbado.

"Tento seguir uma dieta cetogênica [com pouco consumo de carboidratos], mas é difícil porque existem carboidratos em todos os tipos de alimentos", disse Nick, que revelou ter se tornado um "alcoólatra involuntário", ao jornal Daily Mail.

O corpo de quem sofre esse distúrbio passa a "pedir" pelo açúcar, o que já fez Nick implorar por doces durante crises de abstinência. "Há pontos em que eu teria matado alguém por uma fatia de [bolo de] pão de ló e isso é ridículo, ativa um reflexo de apetite em seu cérebro", relatou.

"Posso passar de sóbrio como uma pedra a três vezes acima do limite de direção em questão de minutos, o que é bastante assustador", revelou Nick.

"Uma vez, experimentei uma pequena porção de chips com baixo teor de gordura e fiquei tão embriagado que fiquei deitado na sala de estar, vomitando, antes de desmaiar 45 minutos depois de comer", desabafou.

Segundo Nick, há quem ache um "barato" ficar bêbado sem ingerir álcool, mas, além de problemas crônicos no organismo, a síndrome afeta a autoestima das pessoas assoladas pela fermentação intestinal. Já habituado à síndrome, Nick consegue se manter sóbrio com a dieta cetogênica e contou o seu caso para conscientizar as pessoas sobre a doença.

"Agora que sei muito mais sobre a doença, ficou um pouco mais fácil de controlar. Acho que estamos lidando bem com isso e quero manter a bola rolando", disse o homem no final da entrevista.