Topo

Esse conteúdo é antigo

Deputada democrata relata má conduta policial durante invasão ao Capitólio

14.abr.2020 - Alexandria Ocasio Cortez, parlamentar democrata eleita em 2018 e que se tornou uma das principais vozes críticas ao presidente Donald Trump Imagem: Getty Images

Do UOL, em Brasília

16/01/2021 15h45

A deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez, uma das principais vozes contrárias a Donald Trump dentro do Congresso norte-americano, relatou ter presenciado o que chamou de "atos de grande traição" por parte de policiais do Capitólio, sede do Parlamento, durante a invasão do último dia 6.

Em entrevista ao "Rachel Maddow Show", da rede de TV MSNBC, Alexandria evitou generalizações e disse ter testemunhado má conduta policial por parte de alguns agentes. Outros, por outro lado, foram "grandes heróis" e impediram que a violência dentro do Congresso fosse ainda mais intensa, segundo ela.

O prédio do Parlamente norte-americano foi invadido por grupos pró-Donald Trump, mandatário deixará o comando do país na próxima quarta-feira (20), dia da posse do democrata Joe Biden.

O ainda presidente, que é acusado de ter incentivado os atos hostis e a invasão que resultou em cinco mortes e mais de cem pessoas presas, não aceita o resultado das urnas e mantém a narrativa de que a eleição teria sido fraudada. Agora, ele poderá ser alvo de um processo de impeachment no Congresso, se ficar comprovado o crime de "incitação à insurreição".

Entre os grupos que manifestam lealdade a Trump, considerado um líder conservador, há uma parcela significativa de policiais, ex-militares e entusiastas do militarismo.

Em seu relato à "MSNBC", Alexandria afirmou que, durante a invasão, houve momentos nos quais se tornou difícil "distinguir os mocinhos dos maus". Segundo ela, acuados, parlamentares não sabiam de alguns policiais estavam lá "para machucar ou para ajudar".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Deputada democrata relata má conduta policial durante invasão ao Capitólio - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional