Topo

Vírus da gripe aviária na França não traz perigo para humanos, diz governo

Na França, até janeiro 600 mil patos haviam sido abatidos por precaução contra a gripe aviária causada pelo vírus H5N8 - Ernest Andrei Mascarinas / EyeEm/Getty Images/EyeEm
Na França, até janeiro 600 mil patos haviam sido abatidos por precaução contra a gripe aviária causada pelo vírus H5N8 Imagem: Ernest Andrei Mascarinas / EyeEm/Getty Images/EyeEm

Do UOL, em São Paulo*

20/02/2021 19h20Atualizada em 20/02/2021 19h48

O governo da França garantiu neste sábado (20) que o vírus H5N8 da gripe aviária presente em animais do país não apresenta, por enquanto, "nenhum risco de transmissão para humanos", ainda que estejam sendo feitas comparações com o vírus que contaminou pelo menos sete pessoas na Rússia.

"Até o momento, foram realizadas 130 sequências virais completas. Nenhuma das análises feitas pela Anses (agência de segurança sanitária) mostrou propriedades que levantam preocupações sobre o risco de transmissão para as pessoas", informou o comunicado dos ministérios da Agricultura e da Saúde.

O governo russo disse que os sintomas do H5N8 em humanos são leves, e que os sete infectados se recuperaram bem. Segundo a agência de saúde russa, embora o vírus tenha "pulado" de aves para humanos, ainda não há registros de casos em que a H5N8 foi transmitida de um humano para outro.

Na França, até o momento, o surto de gripe aviária obrigou o abate preventivo de centenas de milhares de patos. Até janeiro haviam sido abatidas 600 mil dessas aves.

* Com agências de notícias