Topo

Esse conteúdo é antigo

Bióloga afasta tubarão-tigre com truque arriscado

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/02/2021 15h54

A bióloga e influencer norte-americana Andriana Marie surpreendeu nas redes sociais ao postar um vídeo em que corajosamente "faz carinho" no nariz de um tubarão.

Mantendo a calma e seguindo os procedimentos, ela usa o truque para afastar o animal com segurança.

No vídeo, que tem mais de 1,5 mil curtidas, Andriana explica como fez o truque e dá dicas para quem tiver o infortúnio de encontrar um tubarão-tigre durante um mergulho.

"Se você se encontrar na rara situação em que um tubarão-tigre vem nadando em sua direção, você deve fazer o seguinte: mantenha contato visual com ele, estique sua mão em direção a ele e trave seu cotovelo", ensina a bióloga.

"Em seguida, pressione a palma da mão no topo da cabeça do tubarão e continue pressionando ao longo do corpo dele, redirecionando ele para longe de você", continua.

"Mantenha sua mão na lateral do corpo do tubarão, com o braço sempre esticado para manter essa distância entre seu corpo e o dele. Espere-o se afastar e verifique se não há outros tubarões vindo em sua direção", diz ela.

Segundo a bióloga, é raro um mergulhador encontrar um tubarão sem querer. Mas eles podem se aproximar quando você não está esperando, e essa é a forma mais segura, segundo ela, de agir em uma situação como essa.

"Toda vez que entrar no oceano, você deve antecipar a possibilidade de encontrar um tubarão. Com tubarões-tigres, a coisa mais segura a fazer é travar seu braço e empurrá-lo para longe", ensina.

"Não tente fazer isso por diversão se você não tiver experiência. Mas se você estiver por aí mergulhando e um tubarão curioso se aproximar, essa é uma informação importante sobre como ter uma interação mais segura com o animal", diz.