Topo

Esse conteúdo é antigo

Paciente roda o mundo à procura de um rim e descobre que amiga é compatível

 Rosie Morgan (à esquerda) e Zoe Richards (direita), que recebeu um rim da melhor amiga - Reprodução/Mirror
Rosie Morgan (à esquerda) e Zoe Richards (direita), que recebeu um rim da melhor amiga Imagem: Reprodução/Mirror

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/04/2021 18h36

Somente um transplante de rim poderia salvar a vida de Zoe Richards, de 40 anos. Ela, que é do País de Gales, se viu sem outra alternativa senão procurar ao redor do mundo por um doador compatível. Mas, por sorte, a mulher descobriu ano passado que sua melhor amiga tinha a tão procurada compatibilidade.

A amiga, Rosie Morgan, de 26 anos, assistiu de perto ao sofrimento de Zoe, que lutava contra uma doença renal já fazia três anos. Ela contou ao site britânico Daily Mirror que a colega sentia-se deprimida e abandonou o emprego devido à siuação.

"Eu me senti impotente [com a situação de Zoe]. Nada te prepara para ver sua amiga assim, mas eu sabia que tinha que ficar forte e estar lá para ela", recorda.

Tocada, Rosie decidiu realizar secretamente um teste para verificar se havia alguma chance remota dela poder doar seu órgão para Zoe. Por mais incrível que pareça, a jovem era a "doadora perfeita".

Isso é especialmente raro porque Rosie e Zoe não têm qualquer grau de parentesco e ambas são de etnias diferentes. Mas a compatibilidade era fato, embora no início a paciente renal não quisesse que a amiga se arriscasse por ela.

Todavia, Zoe foi convencida a aceitar. "Ela [Zoe] é uma pessoa muito gentil e, no início, não queria que eu arriscasse minha saúde e continuasse com isso", disse Rosie. "Eu não queria fazer isso [doar o rim] por ela, mas por nós duas."

A dupla passou pelo procedimento cirúrgico para o transplante no Hospital Universitário do País de Gales, na cidade de Cardiff. Tudo ocorreu bem e ambas seguem atualmente em recuperação.

"Desde o transplante, a minha saúde melhorou instantaneamente", declarou Zoe. "Não consigo colocar em palavras o quanto sou grata a Rosie. Estou realmente em dívida com ela por me dar o presente da vida".