Jovem que filmou morte de Floyd celebra condenação e é exaltada por Oprah
Em meio às comemorações da condenação do ex-policial Derek Chauvin pelo assassinato de George Floyd, a adolescente que filmou a cena também foi celebrada. Em maio do ano passado, Darnella Frazier tinha 17 anos e andava pelas ruas de Minnesota (EUA) com um primo pequeno quando se deparou com o crime.
Com o celular, a jovem filmou os momentos finais de Floyd, inclusive a chocante cena em que ele pedia para Chauvin tirar o joelho de seu pescoço, porque já não conseguia mais respirar. O então policial ficou ajoelhado por mais de nove minutos no pescoço de Floyd, o que causou a morte por asfixia. O vídeo circulou rapidamente pelas redes sociais, chegou a diferentes países e inspirou novos protestos do movimento Black Lives Matter.
Ontem, Chauvin foi condenado por assassinato não intencional em segundo grau, assassinato em terceiro grau e homicídio culposo. A opinião pública aponta que o vídeo foi um elemento crucial do julgamento. "Não há caso sem ela (Darnella). A gravação é um dos documentos de direitos civis mais importantes da geração", disse Ann Marie Lipinsku, curadora da Fundação Nieman de Jornalismo na Universidade de Harvard.
A apresentadora Oprah Winfrey também se manifestou sobre a condenação. "Aliviada e emocionada de jeitos que não esperava. Chorei lágrimas de alegria enquanto cada veredito era lido. Sou grata de presenciar as testemunhas e seus relatos. Grata a Darnella Frazier", escreveu no Instagram.
Ao ver o veredito, Darnella comentou pelo Facebook. "Obrigada! George Floyd, nós conseguimos! A justiça foi feita", falou a jovem. Outros tuites celebraram a coragem dela.
"Lembrem-se: nenhum dos colegas de Chauvin o entregou. Ele matou um homem em plena luz do dia e estamos aqui agora porque uma corajosa garota negra chamada Darnella Frazier continuou gravando apesar de ter sido ameaçada por policiais que estavam lá", disse o autor Mikel Jollett. Outras celebridades também se manifestaram sobre o caso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.