Topo

Esse conteúdo é antigo

Italiano que morou sozinho em ilha por 32 anos terá que se mudar: 'Desisti'

Mauro Morandi, italiano de 81 anos que mora na Ilha de Budelli desde 1989 - Reprodução/Instagram
Mauro Morandi, italiano de 81 anos que mora na Ilha de Budelli desde 1989 Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/04/2021 14h15

Um italiano de 81 anos que foi o único residente durante 32 anos da Ilha de Budelli, nas margens de Sardenha (Itália), terá que se mudar para um apartamento após ceder às pressões do governo de La Maddalena, que administra o local desde 2016.

A história de Mauro Morandi com a ilha começou em 1989, quando seu barco quebrou a caminho da Polinésia e ele conheceu o então zelador do local, que morava em uma casa utilizada nos tempos da Segunda Guerra Mundial para observar o tráfego marítimo e iria se aposentar. Mais de três décadas depois de ocupar o posto disponível, Morandi se tornou um guia turístico do local, que é famoso por sua areia rosa, e já ganhou até petição do público para ser morador vitalício de Budelli.

Uma publicação compartilhada por Mauro Da Budelli (@maurodabudell

"Estou bem, não estou com medo. Me sinto seguro aqui. Esta ilha oferece proteção total. Sem riscos. É o lugar mais seguro da Terra. Ninguém pousa, nem mesmo um único barco pode ser visto navegando", disse ele em abril do ano passado, à CNN.

A longa estadia do ex-professor na ilha paradisíaca, porém, tem dias contados, isso porque o governo local quer construir uma instituição de ensino na área habitada por Morandi. Além disso, La Maddalena alega que o homem fez modificações não autorizadas na estrutura da residência.

"Desisti da luta", disse ele. "Depois de 32 anos aqui, fico muito triste por ir embora. Eles me disseram que precisam fazer um trabalho na minha casa e desta vez parece ser real", lamentou o emérito nas redes sociais.

Triste, ele espera que os futuros responsáveis possam honrar o local. "Espero que alguém possa protegê-lo tão bem quanto eu", e revelou seu próximo destino: "Vou morar na periferia da cidade principal, então irei lá apenas para fazer compras e o resto do tempo me manterei para mim mesmo. Minha vida não vai mudar muito, ainda vou ver o mar", conta.