Topo

Esse conteúdo é antigo

Vacinar a população é a única solução a longo prazo para Índia, diz Fauci

Profissionais de saúde transferem corpo de vítima da covid-19 do IML em Ahmedabad, na Índia - REUTERS/Amit Dave
Profissionais de saúde transferem corpo de vítima da covid-19 do IML em Ahmedabad, na Índia Imagem: REUTERS/Amit Dave

Do UOL, em São Paulo

09/05/2021 14h59

Vacinar as pessoas é a única solução para a crise sanitária que a covid-19 provocou na Índia. A afirmação é do infectologista norte-americano Anthony Fauci.

"O fim de tudo isso vai ser vacinar as pessoas. A Índia é o maior país produtor de vacinas do mundo. Eles precisam obter seus recursos, não apenas de dentro, mas também de fora", disse Fauci, que é o conselheiro do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em entrevista ao ABC News.

Ontem, a Índia bateu recorde no número de mortos em decorrência do novo coronavírus com 4.187 mortes em 24 horas, chegando a um total próximo de 240.000. O Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde estima que a Índia terá um milhão de mortes por Covid até agosto.


Fauci ainda recomendou que os laboratórios que consigam fornecer uma quantidade grande de doses, devem fazê-lo para ajudar o país.

Outra sugestão foi investir em hospitais de campanha, como fez a China. "Você tem que atender. Você não pode ter pessoas na rua sem uma cama de hospital. A situação do oxigênio é realmente crítica. Quer dizer, não ter pessoas com oxigênio. É realmente trágico, o que está acontecendo lá", disse ele.

Há algumas semanas, imagens de pacientes dividindo leitos em um hospital na região de Nova Délhi chamou atenção para a crise vivida pelo país e sobrecarga no sistema de saúde.