Topo

Esse conteúdo é antigo

'Estilo capitalista': Coreia do Norte bane mullet, piercing e jeans skinny

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un  - AFP/KCNA VIA KNS
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un Imagem: AFP/KCNA VIA KNS

Do UOL, em São Paulo

23/05/2021 15h32

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, baniu o uso do corte de cabelo mullet, de piercings no nariz e na boca e de calças jeans skinny, de acordo com a imprensa internacional. Segundo periódicos como o Insider, a informação foi divulgada pelo jornal estatal Rodong Sinmun, e é uma tentativa de impedir que a "cultura capitalista" invada o país.

Outros estilos de cabelo também foram proibidos, como o penteado "espetado" e até mesmo as tinturas capilares. Camisetas com inscrições de marcas também são consideradas "anti-socialistas".

Ainda segundo a imprensa internacional, o regime já havia banido outros elementos considerados símbolos da cultura capitalista, como o estilo de música K-pop, originado na Coreia do Sul.

Texto em jornal estatal alertou contra "estilo decadente"

Também em maio, segundo a agência de notícias Yonhap News, o jornal estatal fez um alerta para a necessidade de barrar a entrada de elementos da cultura capitalista no país. Segundo a agência, o texto afirmava que "a História ensina uma lição crucial, de que um país pode se tornar vulnerável e eventualmente colapsar, independentemente de seu poder econômico e de defesa, se os cidadãos não mantiverem seu estilo de vida próprio".

O texto ainda definia o estilo de vida capitalista como "exótico e decadente", alertando que o país deveria permanecer alerta a qualquer sinal de entrada dos costumes ocidentais, para "combatê-los e se livrar deles".