Topo

Esse conteúdo é antigo

Explosão de gás mata 12 pessoas e deixa mais de 100 feridos na China

Do UOL, em São Paulo*

13/06/2021 09h13

Doze pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas hoje em explosão de um duto de gás em um complexo residencial na província chinesa de Hubei, informaram as autoridades locais.

O número exato de feridos ainda é incerto, mas a rede estatal CCTV diz que 138 pessoas foram levadas a hospitais, sendo que 37 estão em estado crítico.

Os esforços de resgate continuam, de acordo com um comunicado do governo da cidade de Shiyan.

A explosão ocorreu por volta das 6h30 no horário local (19h30 de ontem no horário de Brasília) e suas causas estão sendo investigadas, segundo o comunicado.

Vídeos de testemunhas e verificados pela Beijing News mostram vários edifícios reduzidos a escombros e equipes de resgate carregando sobreviventes em macas.

A explosão destruiu um dos mercados de vegetais da capital, que estava cheio de comerciantes e residentes tomando café da manhã, disse uma testemunha ao jornal oficial Global Times.

"Ouvi um grande estrondo e me abaixei para debaixo da mesa, pensando que era um terremoto", explicou ao jornal um homem que possui um pequeno restaurante próximo ao local da explosão.

A emissora pública CCTV mostrou imagens de edifícios com paredes desabadas e janelas estilhaçadas. Socorristas aparecem vasculhando os escombros com as mãos, às vezes com uma pá.

Acidentes industriais são comuns na China devido a regulamentos de segurança frouxos e corrupção de oficiais de fiscalização.

Esta explosão ocorre um dia depois que oito pessoas morreram e outras três ficaram feridas em um acidente em uma instalação onde produtos químicos são manuseados em Guiyang (sudoeste).

*Com informações das agências AFP e Reuters.