PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Conteúdo publicado há
1 mês

Filha de agricultores se forma e viraliza com ensaio em homenagem aos pais

Jennifer com os pais na plantação de morangos - Reprodução/Instagram/@branden.shoots
Jennifer com os pais na plantação de morangos Imagem: Reprodução/Instagram/@branden.shoots

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/06/2021 13h01

Uma estudante norte-americana viralizou ao publicar um ensaio de formatura na fazenda onde trabalhou com seus pais desde a adolescência para custear seus estudos. Segundo Jennifer Rocha, de 21 anos, o cenário foi escolhido não só para homenagear o trabalho duro da família, mas também para incentivar outros filhos de imigrantes latinos a acreditarem nos seus sonhos.

Entrevistada pelo canal Telemundo, Jennifer contou que começou a trabalhar no campo ainda no segundo ano do ensino médio. A jornada rural, com o cultivo de morangos, começava de noite e, por vezes, durava mais de dez horas.

Entretanto, a jovem diz que o trabalho árduo nunca foi um obstáculo para os seus sonhos, mas algo muito pelo contrário:

Se não fosse pela forma como meus pais me criaram, eu não sei quem eu seria hoje. Ter experiência no campo me motivou a trabalhar duro."

Assim sendo, a filha de mexicanos se graduou no segundo grau e foi aceita para estudar sociologia na Universidade da Califórnia. Com o ingresso na faculdade, no entanto, Jennifer passou a morar em San Diego e precisou voltar ao campo em todos os finais de semana para ajudar os pais na atividade agrícola, que financiava seus estudos.

Apesar do cansaço, a jovem viu no trabalho rural não só porta para moldar "um tipo diferente" como também uma inspiração para o trabalho que quer desempenhar no futuro. Prestes a pegar o diploma em sociologia, ela está obstinada a iniciar uma pós-graduação em direito para um dia advogar pelos trabalhadores do campo.

"Eu sou tão conectada aos trabalhadores do campo que eu quero trabalhar com o sindicato do setor para defendê-los e assim poder fazer a diferença", revelou a formanda.

Intimamente ligada ao campo, Jennifer não pôde deixar de ir às plantações em que trabalhou para fazer o ensaio de sua formatura. Segundo ela, a ideia de usar a beca ao lado dos pais é uma maneira de homenageá-los por lhe ensinar a importância de estudar.

O pai dela, José Juan, não escondeu o orgulho em ver a filha caçula em seguir os passos das duas irmãs mais velhas para se tornarem a primeira geração da família a completar os estudos. "Nós temos muito orgulho dela e damos graças a Deus que tudo tenha dado certo e que ela mesma tenha encontrado essa vontade de seguir com os estudos", disse o pai.

Mas, além da homenagem aos progenitores, Jennifer espera que o ensaio viral inspire outros filhos de imigrantes latinos sobre a importância do trabalho duro. "Para todos os latinos por aí, continuem trabalhando duro e deixando seus pais orgulhosos e não se esqueçam de onde vocês vieram", afirmou a jovem.

Internacional