Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa já retirou parte de um pulmão e fez outras cirurgias; veja o histórico

Andreas Solaro/Pool via REUTERS
Imagem: Andreas Solaro/Pool via REUTERS

Do UOL, em Brasília

04/07/2021 18h34

O papa Francisco realizou hoje cirurgia por conta de uma inflamação (conhecida como estenose diverticular sintomática) do cólon (parte do intestino grosso). Até 18h deste domingo (4), o Vaticano ainda não havia divulgado boletim oficial com o quadro clínico do pontífice —que tem 84 anos e um longo histórico de intervenções médicas.

Segundo apuração da Agência Ansa, Francisco deve ficar internado por 5 dias no hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma.

Essa teria sido pelo menos a quarta cirurgia realizada pelo argentino Jorge Mario Bergoglio. A mais severa ocorreu quando ele tinha 21 anos, ocasião na qual ele teve que remover o lobo superior de um dos pulmões. A informação veio a público em 14 de março de 2013, um dia depois da escolha do papa.

Em entrevista concedida em 2019 ao repórter compatriota Nelson Castro, o pontífice revelou detalhes do procedimento realizado em 1957. As informações compõem um livro do jornalista sobre a saúde dos papas. Em fevereiro desse ano, o jornal argentino "La Nación" antecipou algumas declarações de Bergoglio. O conteúdo foi reproduzido pelo site do Vaticano.

"Quando me recuperei da anestesia, a dor que senti foi muito intensa. Não é que eu não estivesse preocupado, mas sempre tive a convicção de que seria curado", declarou Francisco. A retirada de parte do pulmão foi necessária por causa de três cistos.

"Nunca senti limitação em minhas atividades. Mesmo em várias viagens internacionais nunca tive que limitar ou cancelar nenhuma das atividades programadas. Nunca senti cansaço ou falta de ar. Conforme os médicos me explicaram, o pulmão direito se expandiu e cobriu todo o hemitórax ipsilateral", completou o religioso.

Já em 1980, quando era apenas um jesuíta, Francisco foi operado para retirar a vesícula biliar. Em 2014, o pontífice recebeu na residência de Santa Marta, no Vaticano, o médico argentino Juan Carlos Parodi, responsável pela ciurgia. Na ocasião, o chefe da Igreja Católica o agradeceu por "ter salvado a sua vida".

Em 2013, ano que em foi eleito papa, o argentino realizou uma cirurgia de catarata.

Francisco também já foi acometido por outros problemas de saúde que não demandaram cirurgia. Há alguns anos, ele vem fazendo sessões regulares de fisioterapia por conta de dores no quadril e nas costas. Ele também segue uma dieta disciplinada devido ao fato de ter gordura no fígado (esteatose hepática).

Inflamação no intestino

A estenose diverticular do cólon é causada pela doença diverticular, uma formação de divertículos (bolsinhas) no intestino grosso que podem sofrer inflamações frequentes.

Quando o paciente tem estenose, o intestino fica mais estreito, dificultando a passagem das fezes.

Segundo informações da Santa Sé, operação seria um procedimento de rotina, sem grau elevado de risco, e já estava agendada. Portanto, não existiria apreensão quanto ao resultado.

A intervenção foi realizada pelo professor Sergio Alfieri e finalizada após cerca de uma hora.