Topo

Esse conteúdo é antigo

Papai Noel vive história de amor natalino com homem em comercial na Noruega

Papai Noel e Harry finalmente se beijam depois de vários encontros apenas no natal - Reprodução/ YouTube/ Posten
Papai Noel e Harry finalmente se beijam depois de vários encontros apenas no natal Imagem: Reprodução/ YouTube/ Posten

Do UOL, em São Paulo

24/11/2021 22h53Atualizada em 24/11/2021 22h53

Em 2022, a Noruega completa 50 anos da aprovação da lei que descriminalizou a homossexualidade no país, um dos primeiros a permitir que pessoas do mesmo sexo pudessem se casar. Visando comemorar um dos feitos pioneiros nos direitos da comunidade LGBTQIA+ no mundo, o serviço postal norueguês, Posten (equivalente aos Correios), lançou uma campanha natalina em que um homem chamado Harry e o Papai Noel se apaixonam ao longo de vários anos.

A iniciativa foi intitulada "Quando Harry conheceu o Papai Noel" — em inglês, "When Harry met Santa", trocadilho com o clássico do cinema "When Harry met Sally", distribuído no Brasil como "Harry e Sally - Feitos um para o outro".

"Foi um ano difícil para todos. Uma pandemia global, códigos vermelhos pelo planeta, crises de refugiados e muito mais", explicou Monica Solberg em entrevista ao site LGBTQ Nation. "O direito de amar quem você quiser é um direito humano fundamental, e não é considerado uma questão política nas sociedades democráticas livres em 2021. O Posten conectou pessoas por 375 anos, e vai continuar a fazer isso independentemente de orientação ou identidade de gênero".

No vídeo, de quase quatro minutos, que está ganhando muita repercussão dentro e fora do país, Harry começa surpreendendo o Papai Noel que fazia entrega de presentes durante a noite em sua casa. Assustado, o bom velhinho logo sai pela chaminé. Daí em diante, eles se encontram todos os anos e criam um laço entre ambos.

Após certo tempo, o curta mostra Harry escrevendo uma carta endereçada ao Polo Norte: "Querido Papai Noel, tudo o que eu quero no Natal é você". Harry é surpreendido com presentes entregues pelo serviço do Posten e recebe um desejo de "Feliz Natal", antes de se surpreender com o "bom velhinho" em sua sala, antes de trocarem o primeiro beijo.