Topo

Esse conteúdo é antigo

Índia: Governo acha idoso que tomou mais de 8 doses da vacina à covid-19

Brahmdeo Mandal, idoso indiano que tomou pelo menos oito doses de vacinas contra covid  - Reprodução
Brahmdeo Mandal, idoso indiano que tomou pelo menos oito doses de vacinas contra covid Imagem: Reprodução

Mateus Omena

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/01/2022 12h32

Um idoso indiano ganhou destaque após ter tomado pelo menos oito doses da vacina contra a covid-19 em 2021. O caso de Brahmdeo Mandal, de 65 anos, foi descoberto na última semana pelas autoridades da cidade de Madhepura, quando se apresentou para ser imunizado novamente.

De acordo com informações divulgadas pela polícia, Mandal afirmou que lhe foram aplicadas pelo menos 11 imunizantes com o propósito de atenuar dores crônicas em seu corpo.

Em entrevista à BBC, Mandal justificou: "Depois de tomar as doses, minhas dores no corpo desapareceram. Eu costumava ter dores nos joelhos e andava com uma bengala. Agora não. Me sinto bem". Ele também afirmou que não percebeu nenhum efeito hostil após a superdosagem.

As autoridades de saúde locais estão averiguando como o paciente conseguiu essas doses e se houve alguma irregularidade no sistema de vacinação.

"Já encontramos evidências de que ele recebeu oito doses em quatro lugares. Ainda não sabemos como isso aconteceu. Parece que houve uma falha no portal com os dados sobre vacinados. Também estamos investigando se houve negligência por parte dos funcionários dos postos de vacinação", disse à BBC Amarendra Pratap Shahi, representante da Saúde de Madhepura.

Brahmdeo Mandal também contou que visitou vários postos de vacinação em datas diferentes usando os mesmos dados, como cartão de vacinação e número de celular. Contudo, as investigações revelaram que ele apresentou carteiras de identidade diferentes aos profissionais de saúde.

Mandal revelou que anotou em um papel todos os imunizantes que tomou, porém, foram identificadas certas incoerências no registro, que apresenta um número menor de doses que o idoso diz ter tomado e maior do que o informado pelas autoridades de saúde.

Sua primeira dose foi aplicada no dia 13 de fevereiro, no distrito de Puraini, e a segunda no mesmo local em 13 de março. Mandal tomou sua terceira dose no centro de saúde de sua aldeia, Orai, em 19 de maio. A quarta injeção ocorreu em Bhupendra Bhagat no dia 16 de junho. Mais tarde, recebeu a quinta dose em Puraini Badi-Hat, em 24 de julho. A sexta foi aplicada no santuário local de Nath Baba em 31 de agosto. Já a sétima e oitava dose ocorreram na escola Bari Hat nos dias 11 e 22 de setembro, respectivamente. E a nona em um posto em Kalasan PHC, em 24 de setembro.

Desde janeiro do ano passado, a Índia tem administrado especialmente duas vacinas fabricadas localmente: Covishield e Covaxin. Os imunizantes são aplicados em duas doses. O primeiro com intervalo de 12 a 16 semanas e o segundo de quatro a seis semanas.