Topo

Esse conteúdo é antigo

Ursos polares ocupam estação meteorológica abandonada na Rússia

Ursos polares foram flagrados em estação abandonada na Rússia - Reprodução/Instagram @master.blaster
Ursos polares foram flagrados em estação abandonada na Rússia Imagem: Reprodução/Instagram @master.blaster

Do UOL, em São Paulo

10/01/2022 13h26Atualizada em 10/01/2022 16h16

Um fotógrafo russo capturou imagens de ursos polares vivendo em uma estação meteorológica abandonada na Ilha Koliutchin, no mar de Chukotki, na Rússia. As imagens ganharam notoriedade recentemente, mas foram feitas em setembro de 2021, quando Dmítri Kokh fez uma expedição ao local, percorrendo mais de 1,9 mil quilômetros de paisagens intocadas.

"Sempre quis tirar fotos legais de ursos polares, e esse foi o principal alvo de nossa expedição. Esperávamos encontrá-los principalmente na Ilha Wrangel, famosa em todo o mundo por ser o lar de muitos ursos. [Mas] não naquele ano, como descobrimos depois — talvez por causa do verão muito frio", descreve ele em seu site pessoal.

ursos - Reprodução/Instagram @master.blaster - Reprodução/Instagram @master.blaster
Ursos ocuparam estação abandonada
Imagem: Reprodução/Instagram @master.blaster

"Mas a natureza sempre está te surpreendendo quando você menos espera — e, ao passarmos pela Ilha Kolyuchin, perto da costa norte de Chukotka, vimos alguns movimentos nas janelas das janelas abandonadas ali. Quando chegamos perto, aqueles eram ursos! Nunca antes eles foram vistos naqueles edifícios, de modo que foi uma situação única na vida."

A Ilha está localizada no nordeste da Rússia, e o assentamento mais próximo fica a cerca de 14 quilômetros por mar. No entanto, ao redor do local fica coberto de gelo por nove meses ao ano.

urso - Reprodução/Instagram @master.blaster - Reprodução/Instagram @master.blaster
Cenas foram registradas pelo fotógrafo durante expedição no local
Imagem: Reprodução/Instagram @master.blaster

A estação meteorológica foi criada por cientistas soviéticos e funcionou até 1992, quando a ilha foi abandonada. Ainda que não existam indícios de vida humana próximos ao local, arqueólogos descobriram que esses lugares eram habitados há 1.500 anos, segundo o site Russia Beyond.

Uma das imagens da expedição de Kokh, intitulada Temporada de Dátcha, ganhou recentemente o título de melhor foto da vida selvagem em ambiente antropogênico, em um concurso organizado pela National Geographic da Rússia.