Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher descobre sofrer de alergia grave por uso de preservativo com látex

Bryanna Alexis, de 26 anos, teve reações alérgicas após relação sexual provocadas por látex em preservativos - Reprodução/Bryanna Alexis
Bryanna Alexis, de 26 anos, teve reações alérgicas após relação sexual provocadas por látex em preservativos Imagem: Reprodução/Bryanna Alexis

Mateus Omena

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/01/2022 14h01

Uma mulher desenvolveu erupções cutâneas graves após relações sexuais e descobriu que o problema era um efeito colateral provocado pelo uso de preservativos de látex, em Austin, no Texas (EUA).

O drama da digital influencer Bryanna Alexis, 26, começou na adolescência. Na época, não tinha ideia da causa de suas reações alérgicas, que resultam em manchas, dores e inchaços que não lhe permitem andar por um bom tempo. Aos 21 anos, ela percebeu que os incômodos começaram quando o uso de preservativo se tornou frequente em suas relações sexuais.

"Todos os meus amigos me diziam como o sexo era ótimo para eles e eu não conseguia me identificar. Depois de fazer sexo pela primeira vez com camisinha, eu estava com tanta dor que não conseguia andar direito", contou. "Eu sempre ficava desconfortável".

Ela também relatou que foi internada em razão da persistência da reação alérgica. "Fui ao hospital porque a situação estava muito preocupante. Mais tarde, porém, minhas manchas tinham desaparecido. E quando recebi alta, fiz o teste de DST por garantia".

Depois que os sintomas desapareciam, Bryanna voltava a usar os preservativos, porém muitas vezes as mesmas dores e desconfortos também retornavam. Então, descobriu que tinha alergia ao látex presente no material. A condição é real e atinge mulheres em todo o mundo, mas tem solução.

Depois de terminar com seu namorado e passar algum tempo sem ter relações sexuais, Bryanna voltou a ter confiança, mas se tornou mais cautelosa. "Depois que ficou claro que eram os preservativos de látex que me afetavam, comecei a conferir os pacotes", disse. A partir de então, ela usa apenas preservativos desprovidos deste composto, e voltou a ter uma vida sexual prazerosa.

"Eu carrego meus próprios preservativos agora. Nem todos lugares vendem aqueles sem látex. Mas existem alternativos e isso é ótimo", disse Bryanna.

Depois de sua experiência dolorosa, Bryanna faz recomendações em suas redes sociais sobre uma vida sexual mais segura e responsável, incentivando seus seguidores a ter uma atenção redobrada com os tipos de materiais usados em suas relações.