Topo

Esse conteúdo é antigo

Bomba da Guerra Civil espanhola é detonada

Bomba da guerra civil espanhola é detonada em Zaragoza - 10.jan.2022 - Governo da Espanha/Reuters
Bomba da guerra civil espanhola é detonada em Zaragoza Imagem: 10.jan.2022 - Governo da Espanha/Reuters

Do UOL, em São Paulo

16/01/2022 12h00

A polícia explodiu uma bomba não detonada da Guerra Civil espanhola depois que um homem se lembrou de que bombardeiros fascistas italianos a lançaram em sua cidade quando ele era criança, há mais de 80 anos.

O trabalho em um prédio em Maella, perto de Zaragoza, no nordeste da Espanha, foi interrompido depois que o homem disse que, quando ele tinha seis anos de idade, o prédio foi bombardeado, mas o dispositivo não explodiu.

Detectores de metal foram usados para encontrar a bomba de 50 quilos, que foi lançada pela força aérea italiana, que se aliou às forças nacionalistas do general Francisco Franco durante a guerra de 1936-1939.

"Um morador local alertou o proprietário do local que ele tinha que ter cuidado ao realizar as obras porque durante a guerra civil, quando essa pessoa tinha seis anos, a cidade foi bombardeada e uma das bombas não explodiu. o chão e o artefato estavam escondidos", disse a Guarda Civil em comunicado.

Oficiais de eliminação de bombas explodiram o dispositivo em 10 de janeiro, mas a operação foi tornada pública neste domingo (16).

(Com Reuters)