Topo

Esse conteúdo é antigo

Farmácia abre portas para cães se protegerem de onda de calor na Argentina

Argentina tem enfrentado intensa onda de calor nos últimos dias - Reprodução/Twitter
Argentina tem enfrentado intensa onda de calor nos últimos dias Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/01/2022 18h54

Uma farmácia argentina abriu as portas para receber cães em seu piso resfriado pelo ar condicionado na cidade de La Banda, na província de Santiago del Estero, para que os animais pudessem fugir do forte calor que atinge o país.

A Argentina tem atingido recordes de temperatura e, assim como os humanos, os cachorros também sofrem com o tempo. É o que mostra uma imagem que viralizou nas redes sociais após ser publicada na semana anterior.

Uma cliente, também dona de alguns cachorros, aproveitou sua ida à Farmácia Plaza para registrar o deleite dos cães. Em entrevista ao portal local Noti.News, a gerente da drogaria disse que esse é um hábito cultivado pelos funcionários e autorizado pelos proprietários.

"Estávamos acostumados a deixar água e comida na calçada em pequenos potes com ração", conta Patrícia. "A farmácia é relativamente nova, tem mais ou menos 5 anos, e desde que eu sei, os cães sempre chegam porque estamos bem em frente à praça, onde costumavam se refugiar."

Após a publicação, o estabelecimento também foi alvo de críticas em relação à higiene. Um dos comentários reclamava da proximidade dos cães, que vivem nas ruas, às fraldas e a outros itens de higiene.

Patrícia, porém, garante que o ambiente é constantemente higienizado. "Alguns diziam que eles [os cachorros] são sujos, com carrapatos, mas nós cuidamos da higiene da farmácia. Estamos sempre desinfetando, pois somos uma equipe", conta a gestora.

Ainda segundo a reportagem, alguns cães até têm tutores, mas nos momentos de calor intenso são liberados para ficarem no ambiente com ar condicionado. "Quem não precisa de ar condicionado hoje em dia?", brincou ela. "É bom que eles fiquem na farmácia para se resfriarem um pouco."

Ao UOL, proprietários da farmácia comunicaram que não querem mais se pronunciar sobre o caso.