Topo

Esse conteúdo é antigo

Noruega: Carta em garrafa 'viaja' 1,2 mil km no mar e é achada após 25 anos

Carta foi lançada ao mar por menina de 8 anos em 1996 como parte de um projeto escolar - Reprodução/BBC
Carta foi lançada ao mar por menina de 8 anos em 1996 como parte de um projeto escolar Imagem: Reprodução/BBC

Do UOL, em São Paulo

30/01/2022 09h26Atualizada em 30/01/2022 09h48

Uma carta inserida em uma garrafa e lançada ao mar há 25 anos foi encontrada na Noruega após percorrer quase 1.290 quilômetros. A mensagem foi escrita em 1996 por Joanna Buchan, de 8 anos, na Escócia como parte de um projeto escolar.

Após a viagem de mais de duas décadas, a carta foi encontrada por Elena Andreassen Haga em 2020, mas ela só conseguiu entrar em contato com a autora da mensagem na última segunda-feira (24), segundo a emissora britânica BBC.

A carta escrita por Joanna não tinha um destinatário exato e era endereçada a "quem a encontrasse". O texto da jovem falava sobre assuntos comuns para as crianças, como seu amor por doces, seu cachorro, trabalhos do colégio e sobre o fato de não gostar de garotos. "Aliás, eu odeio meninos", escreveu Joanna à época.

Ao encontrar a garrafa, Haga procurou a autora pelas redes sociais e enviou uma mensagem para a escocesa pelo Facebook em 2020. Joanna, no entanto, só leu a mensagem esta semana após acessar as conversas antigas da plataforma.

"Quando li, morri de rir", afirmou a escocesa, que hoje tem 34 anos, à BBC sobre a carta. Joanna se tornou médica e, atualmente, mora na Austrália.

"Há algumas coisas realmente adoráveis ali, como o que era importante para mim na época. Eu gostaria de poder contar para meus professores da época, que foram os responsáveis pela ideia", disse.