Topo

Esse conteúdo é antigo

Piloto desenha mensagem de paz com Airbus a 40 Km da Ucrânia: 'relaxe'

Trajetória de voo foi usada pelo piloto para escrever no ar mensagem de paz a 40 km da fronteira com a Ucrânia  - Reprodução/FlightRadar24
Trajetória de voo foi usada pelo piloto para escrever no ar mensagem de paz a 40 km da fronteira com a Ucrânia Imagem: Reprodução/FlightRadar24

Colaboração para o UOL

17/02/2022 17h50

Em meio ao aumento das tensões entre a Rússia e a Ucrânia, um avião de passageiros da Air Moldova desenhou, na tarde de hoje, em pleno ar, a aproximadamente 40 km da fronteira com a Ucrânia, a palavra "relax" (relaxe, em Inglês). De ponta a ponta, a mensagem deixada pelo piloto tinha 130 km de extensão.

A mensagem foi "escrita" nos céus da Moldávia, país vizinho à Ucrânia, a uma altitude de 10 mil pés (3 km) - Reprodução/FlightRadar24 - Reprodução/FlightRadar24
A mensagem foi "escrita" nos céus da Moldávia, país vizinho à Ucrânia, a uma altitude de 10 mil pés (3 km)
Imagem: Reprodução/FlightRadar24

O feito inesperado foi registrado pela plataforma online de rastreamento de voos FlightRadar24. A aeronave da Air Moldova era um Airbus A321, com 23 anos de fabricação.

O avião partiu de Chisinau, capital da Moldávia, país vizinho à Ucrânia, e retornou ao mesmo aeroporto cerca de 1h40 depois. A mensagem foi escrita, usando a própria trajetória de voo, a uma altitude de 10 mil pés (cerca de 3 km de altura).

Mais de 30 mil usuários do FlightRadar24 acompanharam o movimento da aeronave. Segundo informou o Pledge Times, o piloto decidiu fazer a manobra e escrever a mensagem após o anúncio de algumas fontes da mídia ocidental sobre o movimento de dezenas de grupos táticos de batalhões russos em direção à fronteira com a Ucrânia.

O Airbus A321 é um avião civil de passageiros de fuselagem estreita fabricado na filial da Airbus em Hamburgo. É uma versão alongada do A320, com mudanças mínimas. A superfície da asa foi ligeiramente aumentada e o trem de pouso foi reforçado. Utiliza para sua propulsão dois motores CFM56 ou IAE V2500.