Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Zelensky confirma que todos os soldados de ilha da Ucrânia foram mortos

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia - Sergei Supinsky / AFP
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia Imagem: Sergei Supinsky / AFP

Do UOL, em São Paulo

24/02/2022 22h55

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou que todos os soldados ucranianos, que estavam na Ilha da Cobra, localizada no Mar Negro, foram mortos durante um bombardeio russo nesta quinta-feira (24). Ao todo, 13 militares morreram no local.

Zelensky disse que os combatentes não se entregaram e que eles serão condecorados com a ordem de heróis da Ucrânia.

  • Veja as últimas informações sobre a guerra na Ucrânia e mais no UOL News com Fabíola Cidral:

A Ilha da Cobra é uma das poucas ilhas ucranianas e é estrategicamente importante, especialmente devido aos recursos minerais no mar. A pequena ilha —de 0,17 quilômetro quadrado e uma população de menos de 100 habitantes— foi objeto de disputa territorial entre Ucrânia e Romênia no início dos anos 2000.

Em vídeo, divulgado pela imprensa europeia, um suposto navio de guerra da Rússia se aproxima do local e envia a seguinte mensagem de áudio aos ucranianos que estão a postos na ilha.

Este é um navio de guerra militar. Este é um navio de guerra militar russo. Sugiro que você deponha suas armas e se renda para evitar derramamento de sangue e baixas desnecessárias. Caso contrário, você será bombardeado. Forças russas a ucranianos

Militares da Ucrânia então retrucam depois da ordem de rendição. "Go fuck yourself" (ou, 'vá se foder', na tradução livre).