Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Rússia x Ucrânia: civis em fuga levam animais de estimação a abrigos

Colaboração para o UOL

24/02/2022 21h38

Estações de trens viraram abrigos antibombas em diversas cidades da Ucrânia, após a Rússia invadir o país. Nesses locais era possível perceber a presença de animais de estimação que foram acompanhar os donos.

"Eu vim aqui para estudar. Foi horrível (ouvir as bombas). Eu fui para o porão quando eu ouvi o barulho ", disse uma jovem à CNN Internacional, enquanto segurava um cachorro nas mãos.

Cães são levados para abrigos em cidade no leste da Ucrânia - Reprodução/CNN - Reprodução/CNN
Cães são levados para abrigos em cidade no leste da Ucrânia
Imagem: Reprodução/CNN

"Está bastante cheio, um pouco caótico como vocês podem imaginar. A gente está ouvindo o barulho dos cães latindo. Tem crianças aqui", disse a repórter Clarissa Warns em uma estação de trem em Kharkiv, no leste da Ucrânia.

No primeiro dia da invasão, um total de 137 cidadãos ucranianos morreram, segundo o governo do país do leste europeu. "137 heróis, nossos cidadãos" perderam a vida, disse o presidente em um vídeo publicado no site do governo, acrescentando que outros 316 ucranianos ficaram feridos nos combates.

Horas após os ataques, milhares de moradores começaram a deixar a capital Kiev. Longas filas de carros foram registradas nesta manhã em estradas, supermercados, postos de gasolina e também em caixas eletrônicos.

Segundo a CNN Internacional, a ACNUR (agência de refugiados da ONU, Organizações Nações Unidas) afirmou que mais de 100 mil pessoas se deslocaram dentro da Ucrânia, "fugindo da violência por segurança", nesta quinta-feira (24).

Segundo cálculos da União Europeia, mais de um milhão de pessoas podem chegar às nações vizinhas nos próximos dias.

A Embaixada do Brasil na Ucrânia orientou os brasileiros a deixar o país europeu imediatamente. Há cerca de 500 brasileiros na Ucrânia entre estudantes, executivos de multinacionais e familiares de ucranianos.

O espaço aéreo da Ucrânia ficou completamente vazio hoje após o governo ucraniano anunciar o fechamento do país para o recebimento de voos, segundo a plataforma FlightRadar24.com.