Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

EUA dizem estar preparados para receberem refugiados ucranianos

Do UOL, em São Paulo

24/02/2022 22h20

Os Estados Unidos estão prontos para receber refugiados ucranianos que fogem da invasão da Rússia, informou hoje a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki. Apesar disso, ela disse acreditar que os moradores da região vão preferir se dirigir a países europeus.

Por isso, ela garantiu que os EUA estão preparados para ajudar os países vizinhos à Ucrânia a lidar com o aumento do fluxo de refugiados. Segundo Jen, um dos países que está recebendo um número crescente de ucranianos é a Polônia.

"Estamos conversando com os países europeus sobre isso há algum tempo", garantiu.

Jen disse, também, que os EUA estão oferecendo ajuda humanitária à Ucrânia. Segundo ela, foram mais de 52 milhões de dólares ao país no último ano, além de apoio a organizações humanitárias, e contribuições com suprimentos e assistência médica.

"Estamos preparados, inclusive, para oferecer mais. Esse é o primeiro passo, e vamos continuar a avançar a partir daqui", finalizou.

Mapa Ucrania - Arte/ UOL - Arte/ UOL
Imagem: Arte/ UOL

Hoje, houve registro de trânsito caótico e filas para abastecer veículos em postos de combustível ou retirar dinheiro em caixas eletrônicos.

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que "os próximos dias, semanas e meses serão difíceis para o povo da Ucrânia". O democrata ressaltou que o presidente russo, Vladimir Putin, "desencadeou uma grande dor sobre eles".

"Mas o povo ucraniano conheceu 30 anos de independência - e mostrou que não tolerará ninguém que tente levar seu país para trás", escreveu nas redes sociais.

Ao menos 137 pessoas morreram após o avanço das tropas russas no sudeste e no sul da Ucrânia, segundo o governo ucraniano. O exército do país informou ter matado cerca de 50 ocupantes russos perto de Shchastia, no leste do país.

UE aceitará número ilimitado de refugiados da Ucrânia

A UE (União Europeia) anunciou que está disposta a receber um número ilimitado de cidadãos que estejam deixando a Ucrânia para fugir dos ataques russos. A ajuda humanitária foi informada pela presidente da comissão, Ursula von der Leyen, que se prontificou a fornecer asilo e "total assistência" aos cidadãos, além de anunciar o suporte financeiro à Ucrânia no valor de 1 bilhão de euros.

A Alemanha também disse que irá prestar ajuda os países vizinhos, caso haja fluxos em grande escala de refugiados. O comunicado foi emitido pela ministra do Interior Nancy Faeser. A promessa é que o país também forneça "ajuda maciça" aos estados afetados, principalmente aos da Polônia, com quem faz fronteira.

"Estamos acompanhando de perto se haverá um influxo de refugiados para nossos países vizinhos", disse Faeser.

O secretário do Ministério do Interior da Polônia, Pavel Szefernaker, declarou que o país também estará disponível para abrigar ucranianos que busquem abrigo, com centros instalados perto da fronteira ucraniana para admitir refugiados.

O governo do Reino Unido anunciou hoje concessões de vistos para cidadãos ucranianos. "Estamos ombro a ombro com a Ucrânia em meio a esse ato não provocado e antidemocrático de agressão russa", disse a secretária do Interior britânica, Priti Patel, segundo a CNN.

"Ordenei imediatamente mudanças em nossa política de vistos para dar segurança aos nossos amigos e colegas ucranianos que moram, trabalham e estudam no Reino Unido", acrescentou.