'Putin não tem chance de vencer', diz chanceler da Ucrânia
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou hoje que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, "não tem chance" de vencer a guerra com a Ucrânia. Ele também exaltou civis que estão enfrentando tropas russas nas ruas.
Em mensagem nas redes sociais, Kuleba compartilhou imagens de cidadãos ucranianos tentando bloquear a passagem de soldados da Rússia na cidade de Energodar. "Esta é uma verdadeira Guerra Popular para a Ucrânia".
Putin não tem chance de ganhar. Nesta foto, civis bloqueiam invasores russos em Energodar ontem. Uma das centenas de tais fotos e vídeos.
Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba
Em Enerhodar, no sul da Ucrânia, moradores usaram até caminhões de lixo para bloquear uma rodovia e tentar impedir a entrada de tropas russas na cidade. A região abriga a usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior unidade energética da Europa.
Pouco tempo após o bloqueio, vídeos publicados nas redes sociais mostram as tropas russas investindo contra civis —é possível ouvir tiros e ver pessoas correndo.
Nas redes sociais, o ministro da Ucrânia também pediu ajuda militar de países aliados. "Precisamos de parceiros para ajudar a Ucrânia a se defender. Especialmente no ar".
A capital Kiev é um dos principais alvos de bombardeios da Rússia desde que tropas conseguiram se aproximar da capital. Na noite de ontem, um ataque aéreo atingiu uma plataforma de trem, onde centenas de civis estão abrigados. Torres de TV e prédios do governo também estão sendo bombardeados.
No norte da Ucrânia, na cidade de Chernihiv, um míssil russo atingiu um depósito de petróleo na manhã de hoje. Imagens mostram uma coluna de fumaça preta e fogo alto, que parecem sair de um tanque de óleo.
- Veja as últimas informações sobre a guerra na Ucrânia e mais notícias no UOL News com Fabíola Cidral:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.