Explosão danifica estação de trem em Kiev e pode comprometer aquecimento
Uma explosão atingiu uma plataforma de trem hoje nos arredores da estação central de Kiev, na Ucrânia, onde centenas de civis estão abrigados contra ataques da Rússia e para se proteger de uma súbita onda de frio que cobriu a cidade de neve nos últimos dias.
Segundo o governo local, a explosão foi provocada por um um míssil russo derrubado pelas forças ucranianas de interceptação. Os destroços desse foguete provocaram a explosão — a autenticidade de vídeos que circulam nas redes foi confirmada pela CNN Internacional.
O prefeito da capital ucraniana, Vitali Klitschko, disse que relatórios preliminares sugerem que não houve vítimas em uma explosão que quebrou janelas na estação ferroviária da cidade na noite de quarta-feira.
Mas ele acrescentou: "Estamos esclarecendo os detalhes. Graças a Deus, não há vítimas. O inimigo estava tentando invadir nossa cidade, mas os defensores ucranianos estão repelindo os ocupantes e defendendo nossa capital", continuou ele.
Não está claro o que causou a explosão perto da estação.
O Ministério do Interior ucraniano afirmou que a capital pode ficar sem aquecimento porque uma grande tubulação de gás foi atingida.
O ataque ocorreu horas depois de uma moção pedindo à Rússia que suspenda sua ofensiva e retire suas tropas da Ucrânia —a proposta foi apoiada durante reunião de emergência do conselho de segurança da ONU hoje.
Apenas cinco países — Rússia, Bielorrússia, Coreia do Norte, Síria e Eritreia— votaram contra a moção. Enquanto isso, 141 votaram a favor do fim da invasão, enquanto 35 se abstiveram.
Leia um trecho do que diz o governo ucraniano:
"A nossa Força Aérea Heróica derrubou um foguete de fascistas russos, destinado a um dos centros de controle.
Os destroços de um foguete abatido danificaram o termômetro, mas os danos serão retirados pela manhã.
Se este foguete atingisse o alvo no centro de Kiev, as vítimas e a destruição seriam aterrorizantes.
Glória à Força Aérea Ucraniana!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.