Topo

Esse conteúdo é antigo

Explosão danifica estação de trem em Kiev e pode comprometer aquecimento

Colaboração para o UOL, em Brasília

02/03/2022 16h48Atualizada em 03/03/2022 07h25

Uma explosão atingiu uma plataforma de trem hoje nos arredores da estação central de Kiev, na Ucrânia, onde centenas de civis estão abrigados contra ataques da Rússia e para se proteger de uma súbita onda de frio que cobriu a cidade de neve nos últimos dias.

Segundo o governo local, a explosão foi provocada por um um míssil russo derrubado pelas forças ucranianas de interceptação. Os destroços desse foguete provocaram a explosão — a autenticidade de vídeos que circulam nas redes foi confirmada pela CNN Internacional.

O prefeito da capital ucraniana, Vitali Klitschko, disse que relatórios preliminares sugerem que não houve vítimas em uma explosão que quebrou janelas na estação ferroviária da cidade na noite de quarta-feira.

Mas ele acrescentou: "Estamos esclarecendo os detalhes. Graças a Deus, não há vítimas. O inimigo estava tentando invadir nossa cidade, mas os defensores ucranianos estão repelindo os ocupantes e defendendo nossa capital", continuou ele.

Não está claro o que causou a explosão perto da estação.

O Ministério do Interior ucraniano afirmou que a capital pode ficar sem aquecimento porque uma grande tubulação de gás foi atingida.

O ataque ocorreu horas depois de uma moção pedindo à Rússia que suspenda sua ofensiva e retire suas tropas da Ucrânia —a proposta foi apoiada durante reunião de emergência do conselho de segurança da ONU hoje.

Apenas cinco países — Rússia, Bielorrússia, Coreia do Norte, Síria e Eritreia— votaram contra a moção. Enquanto isso, 141 votaram a favor do fim da invasão, enquanto 35 se abstiveram.

Leia um trecho do que diz o governo ucraniano:

"A nossa Força Aérea Heróica derrubou um foguete de fascistas russos, destinado a um dos centros de controle.

Os destroços de um foguete abatido danificaram o termômetro, mas os danos serão retirados pela manhã.

Se este foguete atingisse o alvo no centro de Kiev, as vítimas e a destruição seriam aterrorizantes.

Glória à Força Aérea Ucraniana!

Errata: este conteúdo foi atualizado
O título de uma versão anterior desta reportagem afirmava que Kiev ficaria sem energia elétrica por causa do ataque russo. O governo, na realidade, informou que a cidade deve ficar sem aquecimento. A informação constava do texto e foi corrigida no título.