Conversar com Putin é a 'única maneira de parar a guerra', diz Zelensky
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse hoje que quer negociar diretamente com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Para Zelensky, essa é "a única maneira de parar a guerra" entre as duas nações, que já dura oito dias.
"Tenho que falar com Putin porque essa é a única maneira de parar esta guerra", disse Zelensky em entrevista coletiva, declarando-se "aberto" e "disposto a abordar todos os problemas" com o presidente russo.
O presidente ucraniano afirmou que "o fim do mundo está aqui" e "o mundo está atrasado, começaram a tomar decisões tarde".
Nos digam quantas pessoas precisam morrer, quantas pernas e órgãos precisam voar pelos ares para vocês nos ouvirem?
Volodymyr Zelensky
Os países têm negociado por meio de representantes de cada país, mas não conseguiram chegar a um acordo de cessar-fogo.
Hungria se oferece para sediar reunião
O premiê da Hungria, Viktor Orbán, disse hoje que seu país está disposto a sediar negociações de paz entre Rússia e Ucrânia. "A guerra só pode ser interrompida por negociações, conversas de paz e um cessar-fogo", disse Orbán em entrevista à BBC.
Na avaliação do premiê, a responsabilidade pelo fim da guerra está, acima de tudo, do lado russo. O governo húngaro ofereceu Budapeste como local para futuras conversas entre os dois países em conflito.
Orbán tem mantido relações estreitas com o presidente russo, Vladimir Putin. Ao mesmo tempo, seu governo tem relações tensas com a Ucrânia, por causa de leis sobre a língua pátria que o governo diz discriminar a grande minoria húngara na Ucrânia.
"A Hungria é um bom amigo da Ucrânia e do povo ucraniano, se precisarem de ajuda aqui, podem contar conosco. Não acho que os líderes precisem de nenhuma mensagem e conselho do meu lado. O que deve ser feito. Qual é o desejo húngaro, não é um conselho, não é uma mensagem. Apenas um desejo do meu coração. Paz, por favor, paz."
*Com informações da AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.