Topo

Esse conteúdo é antigo

Trava abre e menino tem de ser resgatado de brinquedo de 'queda livre'

Tristan Curtis por pouco não foi arremessado para fora do brinquedo de queda livre quando a trava de seu assento abriu.  - Reprodução/Reddit
Tristan Curtis por pouco não foi arremessado para fora do brinquedo de queda livre quando a trava de seu assento abriu. Imagem: Reprodução/Reddit

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/04/2022 12h23Atualizada em 11/04/2022 12h23

A família de um menino de 4 anos tomou um susto quando o assento do brinquedo de queda livre em que ele se divertia se abriu a alguns metros do chão. O episódio aconteceu no domingo (10), em um parque de Sydney, na Austrália.

De acordo com informações do jornal PerthNow, Tristan Curtis foi passar o dia brincando com a família no show anual Sydney Royal Easter. Quando foi colocado no último assento da atração "Free Fall" ("Queda Livre"), um dos operadores se esqueceu de conferir se a sua trava de segurança estava bem encaixada.

No momento em que a gôndola começou a transportar as crianças para o topo de uma grande torre, os espectadores se assustaram quando a trava do assento de Tristan se abriu e o deixou solto, um pouco antes de a gôndola ser liberada e a decolagem em alta velocidade se iniciar.

Assim que os operadores perceberam o problema, a atração foi desligada e a criança foi retirada com a ajuda de um visitante. Se a falha não tivesse sido notada, Tristan provavelmente teria sido arremessado para fora da atração e ficado gravemente ferido.

A mãe de Tristan, Sky Bourstani Curtis, assistiu horrorizada ao momento em que a vida do filho ficou em perigo. Em entrevista ao jornal britânico Daily Telegraph, ela relatou o incidente: "A garota (operadora) parou o passeio, mas não saiu de sua cabine, então outro pai acabou fazendo com que ele descesse até ele", disse Sky.

"Eu e meu marido não éramos altos o suficiente para alcançá-lo. Os funcionários simplesmente não puxaram a trava dele para baixo, não verificaram se estava bem presa", denunciou ela.

Questionada sobre como Tristan reagiu após o susto, Sky alegou não ter certeza, pois o menino é diagnosticado com espectro autista.

Além da mãe, outros visitantes afirmaram que os operadores não faziam ideia de que o menino não estava seguro no brinquedo. Foi necessário que os demais visitantes gritassem para os operadores para que desligassem a atração antes da queda livre acontecer.

Em entrevista ao Telegraph, a turista Eva Levy, que testemunhou a cena, disse: "Eles acionaram a parada de emergência, mas parece que o operador não conseguiu descer e alguém realmente teve que ir até lá e fazer o menino pular em seus braços. Os espectadores tiveram que gritar para que o passeio fosse interrompido".

Segundo o tablóide britânico The Sun, outra testemunha, chamada Eve Grace, fez um post no Facebook para criticar o parque e alertar as famílias sobre a falha com as condições de segurança das atrações.

"Essa negligência ficou evidente na frente de tantos clientes que tiveram que gritar para fazer aquela mulher parar o brinquedo", escreveu ela. "Certifique-se de observar a maneira como eles prendem seu filho em um brinquedo, porque claramente alguns desses operadores não estão fazendo seu trabalho e dever com cuidado! Vergonhoso e sem desculpas!".

Os organizadores do evento lançaram uma investigação urgente sobre o incidente. Diante da polêmica, um porta-voz declarou: "A segurança dos clientes no show é primordial e fechamos o brinquedo de queda livre das crianças após um problema relatado com um assento. Os sistemas de segurança funcionaram bem para evitar qualquer lesão e o brinquedo não funcionará novamente até que uma investigação completa tenha sido concluída e o brinquedo tenha sido aprovado por engenheiros especializados."