Topo

Esse conteúdo é antigo

Cena forte: Orca sorrateira é flagrada abocanhando presa com técnica ousada

Imagem de orca abocanhando leão-marinho em praia da patagônia argentina.  - Reprodução/Instagram
Imagem de orca abocanhando leão-marinho em praia da patagônia argentina. Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/04/2022 09h51

Uma orca demonstrou muita astúcia ao fazer um movimento ousado de encalhamento proposital para caçar suas presas nos arredores da Península Valdés, na Argentina. A cena foi flagrada por um agente de viagens e compartilhada nas redes sociais.

No vídeo, o mamífero sorrateiramente se desloca até a praia e abocanha um dos leões-marinhos que estavam parados no local em busca de alimento.

Assim que é capturada, a presa é violentamente sacudida pela orca. No entanto, um fator que chama a atenção é a maneira como o predador se lança em direção às margens da praia e com muita habilidade, consegue não apenas a refeição do dia, como também se desprender da areia facilmente e retornar ao mar, apesar de seu peso.

De acordo com o perfil do Instagram de Facundo Garcia, responsável pelo registro do momento, essa arriscada técnica de caça é única no mundo, porque apenas as orcas que residem na região da costa da Península Valdés conseguem realizá-la.

Informações divulgadas pelo jornal espanhol Europa Press reforçam que as orcas geralmente adotam a técnica chamada de encalhe intencional, se lançando para fora do mar para caçar leões-marinhos e elefantes marinhos.

Esse procedimento ocorre justamente nesta época do ano, entre o final de março e maio, um período de pico da maré alta, quando o mar fica mais calmo. Entre setembro e início de dezembro, entretanto, as orcas repetem essa prática na Caleta Valdés, território vizinho.

Por outro lado, o método é considerado uma tradição entre esses animais, pois é ensinado pelas mães aos filhotes e transmitido de geração em geração. Por isso, nenhuma outra espécie no mundo pode demonstrar o mesmo comportamento como as orcas da Península Valdés.