Topo

Esse conteúdo é antigo

Registro de raro 'peixe-frankenstein' gera curiosidade e divide opiniões

Animal foi capturado em rede de pesca na Rússia - rfedortsov_official_account/Instagram
Animal foi capturado em rede de pesca na Rússia Imagem: rfedortsov_official_account/Instagram

Do UOL, em São Paulo

08/06/2022 04h00Atualizada em 08/06/2022 12h11

O pescador norueguês Roman Fedorstov, que usa as redes sociais para registrar animais inusitados que encontra durante suas viagens pelo mundo, publicou a imagem de um "peixe-frankenstein", encontrado em uma rede de pesca na cidade de Murmansk, na Rússia.

O clique que mostra o bicho, com aparência 'gelatinosa" e linhas no corpo que se assemelham a uma costura, foi compartilhado por Roman para mais de 600 mil seguidores no Instagram e logo acumulou milhares de comentários.

"Parece um Pokémon", afirmou um dos usuários.

Segundo o jornal New York Post, especialistas apontaram que o animal era um peixe quimeriforme, um tipo de quimera — nesse caso, da família "Chimaera", atualmente com pouco mais de 40 espécies. Ele também é conhecido como tubarão-fantasma. Esses bichos são cartilaginosos e raramente são vistos pelos seres humanos por viverem em áreas profundas, entre 182 e 2,5 mil metros de profundidade.

Segundo a National Geographic, os animais da espécie são tão raros que o primeiro registro deles em fotografia foi feito em 2016. Esses peixes têm o tubarão como "parente" mais próximo.

A raridade do animal fez com que outros usuários tivessem opiniões controversas sobre o registro. "É triste que a sua conta no Instagram documente a destruição dos oceanos", afirmou outro.