Topo

Esse conteúdo é antigo

'Hasta la vista, baby', diz Boris Johnson em despedida do parlamento

Boris Johnson renunciou ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido no último dia 7, após múltiplos escândalos abalarem o governo - Henry Nicholls/Reuters
Boris Johnson renunciou ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido no último dia 7, após múltiplos escândalos abalarem o governo Imagem: Henry Nicholls/Reuters

Do UOL, em São Paulo

20/07/2022 11h40Atualizada em 20/07/2022 12h32

Boris Johnson fez hoje sua última sessão de perguntas e respostas no parlamento do Reino Unido como primeiro-ministro, e se despediu do local de forma inusitada.

"Hasta la vista, baby", declarou ele ao sair, entre aplausos dos conservadores e vaias da oposição. A frase ficou mundialmente famosa ao ser dita por Arnold Schwarzenegger no filme "O Exterminador do Futuro 2".

O premiê anunciou sua renúncia em 7 de julho, após múltiplos escândalos balançarem o governo, como a revelação de festas durante o lockdown para covid-19 e casos de assédio sexual dentro do seu partido.

O sucessor de Johnson será anunciado em 5 de setembro, após um recesso parlamentar que começa na sexta-feira (22).

Ele também deixou recados para quem assumir a cadeira. "Foque no caminho à frente, mas não se esqueça de checar os retrovisores e, sobretudo, lembre-se que não é o Twitter que é importante, mas as pessoas que nos trouxeram até aqui", declarou.

"Fique perto dos americanos, apoie os ucranianos, lute pela liberdade e pela democracia em todos os lugares; reduza impostos e desregulamente onde puder para tornar este país o melhor lugar para morar e investir".

Os deputados conservadores votam pela quinta e última vez nesta quarta-feira para designar os dois candidatos finalistas para sua sucessão. Em seguida, os quase 200 mil membros do Partido Conservador britânico votarão entre eles.

Restam três candidatos na disputa: o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak; a ministra das Relações Exteriores, Liz Truss; e a secretária de Comércio Exterior, Penny Mordaunt.

*Com AFP