Macaco agarra menina pelos cabelos após ser provocado em zoo no México
Desrespeitando o distanciamento de um viveiro de macacos-aranha, uma garota de 12 anos foi gravada enquanto provocava um dos animais pela grade de proteção, quando um deles, irritado, a agarrou pelos cabelos, puxando-a com força. O registro foi feito por uma amiga da menina, que grita e ri enquanto a cena acontece.
As imagens iniciais do episódio, que se espalhou pelas redes sociais, mostra a jovem batendo na gaiola em que o macaco estava. Ela segurava um telefone celular para filmar a reação do animal. Claramente irritado, o símio retaliou sua ação, agarrando-a pelos cabelos.
"Ela teve sorte", comentou ao UOL a zoóloga Júlia Ribeiro, após assistir às imagens. "Os macacos-aranha possuem uma força incomum e simplesmente eles poderiam ter arrancado o seu couro cabeludo se quisessem. Por sorte, ela não foi escalpelada".
Ao final do vídeo, enquanto a menina, ainda atordoada, tenta se esgueirar para a saída da área de proteção do viveiro, outro macaco se junta ao colega agressor, puxando-a também pelo cabelo. Apesar do susto, ela escapa sem ferimentos.
Segundo informações do tabloide britânico The Sun, os visitantes são avisados dos riscos. "Essa é uma regra comum a qualquer zoo", avisa Júlia. "Existem muitos relatos de pessoas que abusam e acabam se dando mal. Leões, ursos, tigres, leopardos, ariranhas acabam reagindo à aproximação dos humanos e a imprudência pode acabar em tragédia".
O macaco-aranha, também nomeado como quatá (coatá), praticamente privado do polegar, tem uma capacidade descomunal com a cauda. A cauda funciona com a força e a agilidade dos outros membros, podendo ser considerada uma quinta mão.
O macaco-aranha habita a Floresta Amazônica, ocupando quase sempre a copa das árvores. Possui hábitos frugívoros, alimentando-se de mel, frutas, folhas novas e outras partes de árvores e plantas. Ele possui em média 60 centímetros de altura, pesando em média oito quilos. As fêmeas são menores que os machos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.