Topo

Esse conteúdo é antigo

Japão cria 'solução' para o excesso de trabalho: a 'caixa da soneca'

Colaboração para UOL

25/07/2022 20h44

Com sono no trabalho? O que acha de ficar sentado dentro de uma caixa sem janelas e tirar uma soneca? A Itoki Corp. e a Koyoju Gohan, empresas japonesas, estão em parceria para lançar novas "caixas de soneca" verticais. Elas vão ajudar a trazer uma cultura de escritório mais saudável para os colaboradores do país, segundo as empresas.

De acordo com o portal Bloomberg, o excesso de horas de expediente é notoriamente um problema entre os funcionários no Japão. A sonolência no trabalho é tão desenfreada que o país adota uma palavra especial — "inemuri" — para pessoas que tiram sonecas para sobreviver a longos dias de trabalho ou deslocamentos.

A ideia da "caixa de soneca" nasceu em um evento de negócios em que a Itoki, especialista em móveis com sede em Tóquio, entrou em contato com o fornecedor de madeira compensada Koyoju Gohan, de Hokkaido. Os dois assinaram um contrato de licença e a Koyoju Gohan está agora no processo de design para a caixa de soneca. O preço e a disponibilidade ainda não foram definidos.

O dispositivo, que se assemelha a um armário na vertical, foi feito para que o usuário apoie a cabeça, os joelhos e as costas, sentado. O plano é instalar as caixas nos escritórios para que os trabalhadores possam tirar pequenas sonecas ao longo do dia.

Os designers esperam que as caixas ajudem a lidar com a rígida cultura de escritório do Japão, que vê quase um quarto das empresas exigindo que os funcionários trabalhem mais de 80 horas extras por mês — muitas vezes sem pagamento extra — de acordo com um estudo governamental de 2016 relatado pela CNBC.

Dormir sentado é melhor que não dormir?

"No Japão, muitas pessoas se trancam no banheiro por um tempo [para tirar uma soneca], o que não acho saudável", disse Saeko Kawashima, diretora de comunicação da fabricante de móveis Itoki, à Bloomberg News. "É melhor dormir em um local confortável."

O usuário da caixa de soneca dormirá na cápsula como um flamingo: ou seja, sem deitar. O design inicial foi feito para garantir que a cabeça, os joelhos e as costas estejam todos confortavelmente apoiados para que a pessoa não caia.

"Muitos japoneses tendem a trabalhar continuamente sem pausas", disse Kawashima. Nas redes sociais, a notícia dividiu opiniões. As pessoas foram ao Twitter para rir das caixas de soneca. Um comentário diz: "É assim que levamos as pessoas de volta ao escritório" e outro, "o capitalismo sempre vence".