Topo

Esse conteúdo é antigo

Pelosi: 'Solidariedade com povo de Taiwan é mais importante do que nunca'

Do UOL, em São Paulo

02/08/2022 13h01

Ao pousar em Taiwan, a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, divulgou um comunicado afirmando que a solidariedade americana com o povo de Taiwan é mais importante agora do que nunca. "O mundo enfrenta uma escolha entre autocracia e democracia", disse.

"A visita de nossa delegação do Congresso a Taiwan honra o compromisso inabalável dos Estados Unidos em apoiar a vibrante democracia de Taiwan", disse Nancy Pelosi, que foi a primeira presidente da Câmara a visitar a região, reivindicada pela China como parte de seu território.

Ela lembrou que a visita é parte de uma viagem para a região Indo-Pacífica, que inclui também paradas na Malásia, em Singapura, na Coreia do Sul e no Japão.

"Nossas discussões com a liderança de Taiwan se concentrarão em reafirmar nosso apoio ao nosso parceiro e na promoção de nossos interesses compartilhados, incluindo o avanço de uma região do Indo-Pacífico livre e aberta", explicou.

Nancy Pelosi pousou em Taiwan hoje cerca de 23h horário local, 12h de Brasília. A visita é vista pela China como um enfrentamento.

Ainda antes da confirmação da sua visita, uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que "os Estados Unidos carregarão a responsabilidade e pagarão o preço por minar a soberania e a segurança da China".

O presidente norte-americano Joe Biden repreendeu o tom de ameaça do comunicado chinês, mesmo não tendo sido favorável à visita neste momento.