Topo

Esse conteúdo é antigo

Mais velho a assumir o trono, Charles 3º tem vida marcada por escândalos

9.abr.2005 - Charles e Camilla se casaram em 2005 em Windsor, na Inglaterra - Hugo Burnand/Pool/Getty Images
9.abr.2005 - Charles e Camilla se casaram em 2005 em Windsor, na Inglaterra Imagem: Hugo Burnand/Pool/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/09/2022 15h42

Com a morte da rainha Elizabeth 2ª, Charles será coroado como o novo rei, e Camilla será a rainha consorte. Seu nome completo é Charles Philip Arthur George e, agora ele será conhecido como Charles 3º.

Aos 73 anos, Charles é o mais velho a assumir o trono, e faz isso após uma vida pessoal conturbada e marcada por uma onda negativa ao seu redor. Durante décadas, tanto seus relacionamentos quanto suas decisões de cunho político já se tornaram manchete diversas vezes pelas polêmicas e confusões.

Nascido em 14 de novembro de 1948, Charles é o filho mais velho da rainha Elizabeth e do Duque Philip. Com fama de "turrão" e antipático, Charles estudou no Palácio de Buckingham e em colégios particulares, e ingressou para a Universidade Trinity College, em Cambridge, em 1967.

Charles ocupou cargos importantes nas forças armadas, e se tornou tenente de voo da Royal Air Force em 1972. Sua primeira nomeação honorária nas forças armadas foi como Coronel-em-Chefe do Regimento Real do País de Gales, em 1969. Desde 2009, ele ocupa o segundo posto mais alto das Forças Canadenses, e recebeu, em 2012, o título honorário de cinco estrelas do Príncipe de Gales em todos os três braços das Forças Armadas Britânicas.

Rainha Elizabeth 2ª

Vida pessoal no foco

Charles e Diana - Tim Graham Photo Library via Getty Images - Tim Graham Photo Library via Getty Images
4.set.1982 - A rainha Elizabeth, o filho Charles e a princesa Diana
Imagem: Tim Graham Photo Library via Getty Images

Sua vida pessoal divide a opinião pública, sobretudo no que diz respeito ao histórico de seu casamento com Lady Diana Spencer. Morta há 25 anos, a eterna princesa de Gales ainda move uma multidão de fãs apaixonados que se dedicam a preservar sua memória.

O casamento entre Charles e Diana foi marcado por desavenças públicas e escândalos, mas tudo começou como uma "história de conto de fadas", do vestido imenso usado por ela à transmissão da cerimônia, assistida por mais de 750 milhões de pessoas em todo o mundo.

Os dois se conheceram em 1977, e casaram-se em julho de 1981. Antes disso, no entanto, Charles já havia tido um relacionamento com a agora rainha consorte Camilla, entre 1971 e 1973. Durante anos, Camilla foi apontada como um dos motivos da separação entre Charles e Diana, algo que a própria Lady Di apontou na biografia "Diana: Her True Story", de Andrew Morton, publicada pela primeira vez em 1992.

De Camilla a Diana

Diana e Betinha - Wally McNamee/Corbis via Getty Images - Wally McNamee/Corbis via Getty Images
Rainha Elizabeth no casamento de Princesa Diana e Príncipe Charles; elas morrem em um intervalo de 25 anos
Imagem: Wally McNamee/Corbis via Getty Images

Camilla e Charles tiveram um relacionamento entre 1971 e 1973. O namoro terminou depois que ele fez uma viagem naquele mesmo ano para se juntar à Marinha Real.

Muitos biógrafos especulam que a viagem tenha sido arquitetada para provocar a separação entre Charles e Camilla, uma vez que muitos membros da família real supostamente não a aprovavam para ser a esposa do futuro rei. Alguns agregados e familiares tinham suas próprias favoritas para serem as possíveis futuras rainhas.

Quando Charles conheceu Diana, em 1977, ele estava namorando Lady Sarah Spencer, irmã mais velha de Lady Di.

Charles e Camilla

O rei anunciou o noivado com Camilla em fevereiro de 2005, e os dois receberam a bênção da rainha em março daquele mesmo ano.

Charles foi o único membro da família real a ter um casamento civil ao invés de um casamento religioso na Inglaterra. Documentos datados de 1950 e 1960 publicados pela BBC observavam que o casamento seria ilegal pelo status de divorciados que ambos tinham, mas porta-vozes de Charles declararam que os documentos eram obsoletos.

O casamento civil aconteceu no Windsor Guildhall, edifício da prefeitura de Windsor, e a bênção religiosa aconteceu na Capela de São Jorge. Os pais de Charles não compareceram, e a relutância da rainha foi interpretada como um posicionamento em virtude de seu cargo como líder suprema da Igreja Anglicana.

No jubileu de platina da rainha, ocorrido este ano, Elizabeth declarou seu apoio a Charles e Camilla, reforçando que gostaria que eles tivessem o apoio da população.

"Quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles se tornar rei, sei que vocês darão a ele e à sua esposa Camilla o mesmo apoio que têm dado a mim; e é o meu sincero desejo que, quando a hora chegar, Camilla será conhecida como rainha consorte enquanto continua seu serviço leal."

Rainha Elizabeth 2ª