Topo

Esse conteúdo é antigo

Rainha Elizabeth 2ª 'foi o espírito do Reino Unido', diz premiê Liz Truss

A Rainha Elizabeth 2ª e a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss - Divulgação/REUTERS
A Rainha Elizabeth 2ª e a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss Imagem: Divulgação/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

08/09/2022 15h19

A recém empossada primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, lamentou a morte da rainha Elizabeth 2ª e relembrou o encontro delas nessa semana. "Ela foi o espírito do Reino Unido e isso sempre será lembrado", afirmou.

Em discurso para a nação, Truss homenageou os feitos de Elizabeth nos 70 anos dela à frente do trono britânico. "Ela foi uma inspiração pessoal para mim [...] No começo dessa semana, aos 96 anos, estava determinada a manter seu dever e me empossar como primeira-ministra", falou.

A premiê anunciou Charles, o filho mais velho de Elizabeth, como o próximo sucessor. "É um dia de grande perda. Ela deixa um grande legado e a coroa será deixada para o rei Charles 3º. Com a família da rainha estamos em luto e apoiamos o rei para ajudá-lo a cumprir essa responsabilidade", disse Truss.

"Oferecemos nossa lealdade e devoção. Entraremos em uma nova era, um momento magnífico para nosso país, como nossa Majestade havia desejado: Deus salve o rei", finalizou a primeira-ministra antes de deixar o púlpito.

Rainha morreu esta tarde

A monarca faleceu hoje à tarde no Castelo de Balmoral, na Escócia. A informação foi confirmada nas redes sociais da família real. Elizabeth havia sido colocada em observação médica na quinta-feira (8) e seus familiares imediatos foram informados e viajaram ao local.

No poder há 70 anos, a rainha vinha apresentando problemas de saúde. Em outubro do ano passado, ela passou a noite no hospital e precisou ficar em repouso. Elizabeth também foi diagnosticada com covid-19 em fevereiro, quando já estava vacinada. Meses depois, ela revelou que ficou "muito cansada e exausta" após contrair o vírus.

Seu último compromisso público foi na terça-feira (6), quando nomeou a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss. Pela primeira vez na história, a cerimônia foi realizada em Balmoral. Até então, todos os premiês anteriores haviam sido nomeados por ela no palácio de Buckingham, em Londres.

Elizabeth deixa quatro filhos, de seu relacionamento de 73 anos com o príncipe Philip, que morreu no ano passado: Charles, herdeiro do trono, Anne, Andrew e Edward.