Professor: EUA farão guerra de versões e tentarão jogar mundo contra Putin
Em participação no UOL News, o professor de relações internacionais Gunther Rudzit comentou o discurso feito pelo presidente Joe Biden na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York. Para Rudzit, a estratégia dos Estados Unidos será criar uma "guerra de narrativas" para jogar o mundo contra a Rússia e o presidente Vladimir Putin.
"É mais do que esperada essa briga das versões de cada lado. Essa briga sempre teve em qualquer assunto que opõe duas grandes potências e cada lado tenta passar o outro como o irresponsável, o maluco que não segue as regras. Foi assim quando os americanos invadiram o Iraque em 2003 e foi o oposto", disse.
O professor ainda afirmou que, no momento, Joe Biden não pode fazer nada além de criar a guerra de narrativas, mas que Putin sabe que uma escalada da guerra que leve a um confronto nuclear também seria prejudicial à própria Rússia.
Por fim, apesar de Putin saber das consequências de uma escalada nuclear, Gunther Rudzit apontou que uma guerra contra a Rússia nunca é um bom negócio.
"Há esse receio de que ele [Putin] possa escalar a guerra. Há esse receio porque o problema de você entrar em uma guerra contra a Rússia não é você perder, é você começar a ganhar, porque a reação russa vai ser muito forte. Nesse caso, quando ele diz que pode escalar e que é para levar a sério, é para levar a sério", afirmou.
Putin não está blefando sobre uso de arma nuclear e faz escalada na guerra, diz ex-embaixador
"Essa declaração do Putin é uma escalada na guerra e mostra que eles vão levar isso até o fim. O que está embutido na declaração dele é o uso de armas nucleares táticas, não as armas nucleares mais destruidoras, mas as armas que foram desenvolvidas para ter ação localizada", disse o ex-embaixador Rubens Barbosa durante o UOL News.
Barbosa ainda destacou como os russos levam a sério essa disputa. "Putin disse que era uma questão de existência da Rússia. É o que eles acham. Então, certamente, não está blefando. Vai usar armas táticas se, do ponto de vista dele, for necessário".
Ex-banqueiro Eduardo Moreira cancela palestras por ameaças de bolsonaristas: 'Seita de Bolsonaro'
"De todas as formas [responsabilizo Bolsonaro pelas ameaças] porque aquela história do 'eu autorizo' é o contrário, é o Bolsonaro que autoriza a sua legião de seguidores mais fanática, é a seita bolsonarista e ela se sente empoderada pelo presidente e se sente com um poder que ela não tem, porque quem foi eleito e tem poder é o Bolsonaro", disse o ex-banqueiro Eduardo Moreira durante o UOL News.
Moreira também relatou que as primeiras ameaças que começou a receber vieram quando vazou um relatório feito pelo Ministério da Economia que indicava uma lista com cinco detratores.
"Ali começou a tomar uma força muito grande. Começaram derrubando meus canais, fazendo várias denúncias nas redes sociais e as ameaças e o tom começaram a ficar cada vez mais agressivos".
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.